terça-feira, 5 de março de 2013

Bernadete participa de reunião no Rio sobre o linhão de Santana do Araguaia

A empresa Equatorial Celpa deverá fazer os estudos e o projeto socioeconômico para implantação do linhão que beneficiará com energia elétrica de qualidade os municípios de Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e o distrito de Casa de Tábua. O projeto deverá ter o acompanhamento da Empresa de Pesquisa de Energia Elétrica – EPE. Caso haja a necessidade de uma energia de 138 Kwa, a obra será desenvolvida toda pela distribuidora de energia do Pará. Se forem necessários 230 Kwa, a obra será feita pela EPE. Esta, em suma, foi a decisão tomada na sede da EPE, durante reunião, ontem, no Rio de Janeiro, que contou com a presença da deputada estadual Bernadete ten Caten; do prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Damachado, além de representantes técnicos da Equatorial Celpa.

Bernadete explicou que o município de Santana do Araguaia tem uma pujança econômica de suma, de grande importância para o desenvolvimento do Estado do Pará, especialmente na extrema região sul do Pará. No município há projetos minerais onde a Vale já se encontra instalada, projetos de produção de soja, além da agricultura familiar e da pecuária, onde o Estado tem o maior rebanho com cerca de 700 mil cabeças, tanto que este é o ano da pecuária em Santana do Araguaia.

Apesar de toda essa pujança, a prefeitura de Santana do Araguaia gasta milhares de reais com milhares de litros de óleo combustível para que haja energia elétrica na sede do município, que tem cerca de 56 mil habitantes e existe há mais de 40 anos. “Uma população tão grande, uma história tão bonita, mas a cidade não tem energia elétrica de qualidade, isso se levando em conta que temos a Hidrelétrica de Tucuruí, que é uma das maiores do Brasil”, disse a parlamentar.

Ela destacou que havia uma empresa que estava fazendo um projeto para a implantação de um linhão para levar energia de qualidade para Santana do Araguaia, no entanto, essa empresa abriu falência e a prefeitura tem de arcar com o ônus para poder continuar a desenvolver o município, daí ter surgido a possibilidade de um novo estudo que poderá fazer com que esse anseio da sociedade local venha a se tornar realidade.

Segundo a deputada, os estudos mostram e isso ficou bem claro na reunião de ontem, que a Equatorial Celpa e a EPE têm três opções para resolver, de uma vez por todas, a questão da energia elétrica para Santana do Araguaia. Ou o linhão parte de Vila Rica, no Mato Grosso, ou de Miracema, no Tocantins, ou de Redenção, no Pará, que seria mais viável, porém, não contemplaria o município de Santa Maria das Barreiras e o distrito de Casa de Tábua. No entanto, continuou, se o linhão vier do Mato Grosso ou do Tocantins, passará pelos dois locais até chegar em Santana do Araguaia, o que parece mais viável à parlamentar, que retornou na madrugada de hoje para Belém bastante animada com o que foi colocado pelos técnicos da EPE e da Celpa para ela e o prefeito Eduardo Damachada.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons