segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bernadete participa da inauguração do linhão de Xinguara

Em meio a grande festa foi inaugurado esta semana o novo linhão de transmissão da cidade de Xinguara, no sul do Pará, que levará energia elétrica de qualidade não apenas para aquela cidade, mas também, para os mais variados pontos dessa região. Trata-se de uma grande conquista da população regional por meio dos mandatos da deputada estadual Bernadete ten Caten e do deputado federal Zé Geraldo, ambos do Partido dos Trabalhadores que, desde 2009, vinham trabalhando nesse sentido e conseguiram que o governo federal destinasse verbas da ordem de R$ 60 milhões.

Bernadete conta que desde 2009 vinham sendo promovidas audiências públicas em Xinguara envolvendo prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos rurais de trabalhadores e empregadores, associações comerciais, Ministério Público Federal e Estadual, Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Arcon e Celpa.

Nessas audiências foram discutidos temas como a péssima qualidade da energia fornecida na região e que obrigava o empresariado local a trabalhar com dificuldades, como no caso dos frigoríficos; além da perda de eletros eletrônicos domiciliares em razão das oscilações de energia que era de apenas 110 KW. Com o novo linhão, que já reforça a antiga estação de energia, a potência mais que dobrou para 230 KW. “Aqui a população está bem feliz. Dois dias de utilização do novo sistema e já sentimos a diferença, não há oscilação na energia que chega a nossas casas”, disse Léo Max. Ele reforça que esta é uma vitória do povo e uma conquista dos mandatos dos deputados Bernadete ten Caten e Zé Geraldo, que foram incansáveis com idas e vindas de Brasília, onde trataram com o Ministério das Minas e Energia “sobre a nossa dramática situação”.

Léo Max disse, ainda, que não foram poucas as audiências públicas, mas, em 2009, ocorreu uma que foi fundamental, pois as autoridades apresentaram o Consórcio Atlântico como vencedor da licitação para elaboração do projeto e construção do linhão e da nova estação de Xinguara. Na oportunidade, o projeto foi apresentado e imediatamente começou a construção da obra que agora irá beneficiar além de Xinguara, os municípios de Conceição do Araguaia, Rio Maria, Bannack, Sapucaia, Santa Maria das Barreiras, Piçarra, Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Pau D’Arco e Floresta do Araguaia, além das localidades e distritos adjacentes que ainda são atendidos pela antiga estação, mas que, igualmente, já começam a sentir firmeza na qualidade da energia fornecida.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons