terça-feira, 5 de março de 2013

Audiencia pública em Rio Maria

Atendendo ao clamor popular, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT foi uma das entidades presentes na audiência pública que discutiu, na Câmara de Vereadores de Rio Maria, a demora e o serviço de baixa qualidade prestado pela empresa Guizard Júnior, responsável pela recuperação dos cerca de 340 quilômetros da Rodovia BR-155, antiga PA-150, que liga os municípios de Marabá e Redenção, no Sul do Pará. O evento ocorreu na quarta-feira passada, dia 27.

Entre as lideranças políticas presentes na Audiência Pública estavam a deputada estadual Bernadete ten Caten, líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa; o prefeito de Rio Maria, Walter José da Silva, o “Waltinho do Ouro”; vereador João Lúcio (PPS de Redenção); vereador Claudio Marques (PT de Xinguara; comandante do 17º BPM de Xinguara, Coronel Oliveira; Associação Empresarial e Comercial de Xinguara (ACIAPA), representada pelo escritor Renato Gomes Soares; Ministério Público, com a Dra. Adriana; engenheiro Claudio Bastos Lopes, da Guizar Júnior; e o chefe de serviço do DNIT-PA, Mário Eduardo Costa.

Durante o evento, que começou às 14 horas, foram colocados discutidos vários pontos sobre os trabalhos da empresa, como por exemplo, o prazo de dois anos que está no contrato para a empresa concluir o serviço. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Rio Maria, José Soares Lopes, historiou, mais de 90 dias já se passaram e pouca coisa foi feita, pouco mais de 10 quilômetros foram recuperados, faltando 400 dias para o prazo de entrega e faltam mais de 300 quilômetros a serem recuperados.

Outro questionamento que o vereador fez foi em relação ao valor da obra, orçada em 55 milhões de reais, segundo ele, insuficiente para conclusão de um serviço de qualidade, incluindo acostamento ao longo da rodovia.

Os questionamentos foram feitos diante de um plenário lotado de pessoas, integrantes da sociedade civil organizada, interessadas na recuperação da estrada para diminuir o sofrimento de milhares de pessoas e alavancar o desenvolvimento da região. Os representantes da empresa Guizar Júnior deram os esclarecimentos técnicos necessários, assim como falaram do cronograma da obra que enfrenta o problema das chuvas nesta fase do ano.

Segundo a deputada Bernadete falou, a audiência serviu mais para dar uma satisfação à população que está exigindo saber em que pé estão as obras. Contudo, disse a parlamentar, o Ministério Público, que vai continuar fiscalizando as obras, ponderou que ainda não pode entrar com uma ação contra a empresa, haja vista que até o momento foram gastos apenas 4% do valor do financiamento da obra, ademais, tudo está dentro do que foi planejado, conforme comprovaram tanto a empresa que executa os serviços, quanto o DNIT.

Bernadete assegurou que a recuperação está em andamento, vai ser concluída e se disse satisfeita com os esclarecimentos. “Havia a necessidade que a empresa encarregada das obras e o próprio DNIT se manifestassem diante da sociedade e isso foi feito”, esclareceu.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons