quarta-feira, 7 de março de 2012

MDS e Fiocruz vão desenvolver pesquisas para o Brasil Sem Miséria

Parceira no plano de superação da extrema pobreza, Fundação Oswaldo Cruz irá colaborar com o governo federal para reduzir iniquidades nos territórios onde vive o público das principais ações do plano 
 
Brasília, 7 – Com o intuito de gerar conhecimentos e atenuar problemas relacionados à miséria no país, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinarão convênio, nesta quarta-feira (7), na sede do instituto, em Manguinhos, Rio de Janeiro. O acordo que a ministra Tereza Campello e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, assinarão visa incrementar ações do Plano Brasil Sem Miséria no desenvolvimento de pesquisa, ensino, inovação e promoção da saúde.
Também durante a solenidade desta quarta-feira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fiocruz assinarão convênio referente ao programa de indução de teses de pós-graduação que contribuam para o Brasil Sem Miséria.
De acordo com Tereza Campello, a assinatura do acordo de cooperação entre MDS e Fiocruz representa o reconhecimento de que a população mais pobre é mais vulnerável e afetada por doenças já eliminadas em países desenvolvidos e mesmo em vizinhos do continente.
“Apesar das melhoras significativas nos últimos anos, precisamos romper esse ciclo de doenças infecciosas perpetuadoras da pobreza, com impactos na saúde, na qualidade de vida e nas oportunidades de trabalho e renda”, disse a ministra.
Hanseníase, malária, tétano neonatal, peste e tracoma são doenças perpetuadoras da pobreza porque prejudicam tanto a capacidade cognitiva como a laboral das pessoas acometidas, comprometendo o ingresso e o sucesso no mercado de trabalho, acarretando doenças e más condições de vida, oportunidades e geração de renda.

Parceria – A Fiocruz contribuirá para o plano desenvolvendo projetos para aplicação de tecnologias biomédicas, sociais e educacionais voltadas ao público do Brasil Sem Miséria. Em 2012, já ocorreram atividades de educação e promoção da saúde no município de Pau d’Alho, em Pernambuco, e em Sobradinho II, no Distrito Federal.
Essas ações tiveram como uma das referências as expedições científicas que há cem anos percorreram o território nacional e denunciaram as condições precárias de saúde e o abandono da população.
Recriar as expedições de Carlos Chagas ajudará a sistematizar conhecimento e estudar as lacunas que existem sobre as doenças associadas à pobreza. A ideia é reduzir as iniquidades presentes nos territórios onde vive o público-alvo do plano.

SERVIÇO
Assinatura de convênios vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria, com a presença da ministra Tereza Campello

Data:
quarta-feira (7)
Hora: 15h
Local: auditório do Museu da Vida, Fiocruz. Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos

Thaís Ribeiro
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons