quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bernadete abre a última sessão do ano da Alepa

Hoje é um dia importante no Legislativo Parense. Acontece a última sessão ordinária do parlamento em 2012, ocasião em que será votado o orçamento do Estado referente ao exercício do próximo ano. A deputada Bernadete ten Caten foi a primeira oradora do dia, quando no pequeno expediente, usou da tribuna para fazer uma prestação de contas em relação a reunião ocorrida ontem para discutir acerca das políticas públicas voltadas para a defesa da mulher, em especial, ao combate à violência contra as mulheres no Estado do Pará.
Bernadete disse que, durante esse encontro, eles relembraram a audiência pública ocorrida no dia 8 de março deste ano, Dia Internacional da Mulher, oportunidade em que esses fatos todos foram discutidos.
Da reunião de ontem participaram a juíza da Vara da Mulher, Maria de Fátima, além de representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Justiça e Defesa dos Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil, Ouvidoria da Segup, Fórum Brasileiro de Mulheres, entre outras entidades. Do encontro participaram cerca de vinte pessoas, que oportunizaram um grande debate voltado especialmente para a questão do combate à violência contra a mulher.
Segundo a deputada Bernadete, essa é uma questão muito séria, que coloca o Estado do Pará em posição desconfortável, haja vista o fato de serem grandes os números, os índices de violência contra a mulher, principalmente quando os órgãos voltados para tratar das políticas afins, estão agindo de forma independente, fato este admitido durante a reunião de ontem, quando foi acertado que todos passarão a trabalhar em conjunto, na busca de ações com os recursos previstos nas políticas públicas voltadas para a mulher, seja de nível estadual ou federal.
Disse ainda a deputada petista que, durante o encontro, foram encaminhadas cerca de 15 propostas, entre as quais, a implementação da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para a Mulher, cujo projeto transcorre há tempos e ainda não foi efetivado em definitivo pelo governo do Estado. Ela anunciou que haverá outra reunião sobre o mesmo tema em fevereiro de 2013, quando serão encaminhados os trabalhos ora acordados a fim de que o governador Simão Jatene possa ser instado a por em prática essas políticas que, efetivamente, irão auxiliar os órgãos afins a tratar melhor dessa questão.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons