quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bernadete abre a 5ª Plenária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais


Com o objetivo de dar continuidade à 4ª Marcha das Margaridas, realizada em outubro de 2011, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Pará realizou, ontem e hoje, em Benevides, a 5ª Plenária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais que contou com a presença das trabalhadoras rurais de todas as regiões do Estado, um público aproximado de 150 mulheres. A deputada Bernadete ten Caten (PT-PA) foi a parlamentar paraense convidada a fazer parte da primeira mesa de trabalhos, ontem, a partir das 10 horas, no chamado Retiro dos Barnabidas - Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, no Km 26 da Rodovia BR-316, em Benevides, zona metropolitana de Belém.
O evento mostra a importância de despertar nas mulheres a consciência necessária para ocupar espaços políticos, alcançar a sua autonomia econômica, reivindicar políticas públicas específicas e para exercerem seu papel no processo do desenvolvimento rural sustentável e solidário. A Fetagri, inclusive, busca por parcerias para realização de extraordinários eventos dessa magnitude, que contou com total apoio da deputada Bernadete.
Em seu pronunciamento, a deputada Bernadete falou realmente do avanço das mulheres trabalhadoras, especialmente do campo, na política municipal, estadual e nacional, pois se trata de tomar a consciência política e, nessa caminhada, buscar mais conquistas e espaços na sociedade que ainda é bastante discriminatória, tanto assim que ainda há milhões de casos no interior do Brasil, em que as mulheres fazem as mesmas tarefas, porém, recebem menos que os homens.
Para a parlamentar, não se trata, por assim dizer, de uma guerra de sexo, mas sim, de seguir o que está grafado na Consituição Federal, de que todas as pessoas são iguais, ou seja, todos têm os mesmos direitos, inclusive, de receber salários afins pelas tarefas que desenvolvem e que, certamente, cooperam com o desenvolvimento e com o progresso do País.
Bernadete também se pronunciou acerca do recente pleito eleitoral, quando centenas de mulheres foram eleitas prefeitas ou vereadoras em todo o país. A parlamentar diz que o número de mulheres no parlamento ainda é de minoria, mas os resultados do pleito do dia 7 de outubro significou um avanço na luta das mulheres trabalhadoras para ocuparem maior espaço no cenário político brasileiro. Citou, por exemplo, o governo de Dilma Rousseff, assim como da ex-governadora Ana Júlia. "As mulheres estão ocupando seu espaço, e fazem o seu trabalho bem feito, com amor, com carinho, com o coração, mas, também, com competência", disse a parlamentar.
O evento desenvolveu, depois da primeira mesa de trabalhos, de abertura que contou com a presença da deputada Bernadete ten Caten, a seguinte programação:

Quarta-feira
Quinta-feira
Acolhimento e Credenciamento das participantes14h - Painel 1 - Conjuntura política e cenários do Desenvolvimento Sustentável e Solidário na perspectiva feminista e sindical08h - Painel 2 - Políticas Públicas para as Mulheres Trabalhadoras Rurais Convidados: MDA, SAGRI, INCRA, CONAB 14h - Trabalhos em grupos e demais encaminhamentos
09h - Mística de abertura19h - Jantar 10h – Painel 3 – Sindicalismo e a Participação das Mulheres18h - Encerramento
10h - Abertura Política20h30 – Noite Cultural 12h - AlmoçoFim de Programação

Convidados: MMNEPA, FASE, REMERA, MMCC, CUT, Secretaria de Mulheres do PT, Deputada Bernadete ten Caten,Carmen Forro – Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG,MDA, SAGRI, INCRA e CONAB

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons