quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Comissão da Verdade colhe depoimentos em audiência


A Audiência pública da Comissão Nacional da Verdade (CNV) teve saldo positivo em Belém. Na tarde de ontem (29) os membros da Comissão ouviram cerca de dez depoimentos de pessoas que podem ajudar a esclarecer violações dos Direitos Humanos praticadas no período da ditadura Militar, entre os anos de 1946 e 1985.
O encontro aconteceu no auditório do Campus Senador Lemos, da Universidade da Amazônia (Unama). Cláudio Fonteles e Paulo Sérgio Pinheiro, representantes da CNV ouviram testemunhos com caráter de denúncia e também como contribuições para a melhor compreensão do que foi esse período para o estado do Pará.
Egídio Sales, representante da Ordem dos Advogados e presidente do comitê paraense da CNV afirmou que os integrantes da comissão ficaram muito satisfeitos com o que ouviram aqui. “Os depoimentos foram diversificados, não focaram apenas na questão predominante dos desaparecimentos, mas também nos casos forçados, desestruturações de famílias e outras perseguições que aconteceram na época”, explicou.
No auditório lotado da universidade, o ex-governador Aurélio do Carmo foi uma das pessoas ouvidas, e relatou com emoção a sua deposição pelos militares logo após do golpe de 64, cumprindo um importante papel de reconstrução histórica dos fatos, como Sales.
Outras pessoas relataram também suas experiências, como militantes do PCdoB, ao viverem sob constante vigilância da Agência Brasileira de Informações, sofrerem com prisões arbitrárias e ameaças por suas posições políticas. Uma lista de paraenses mortos pela ditadura, em crimes até hoje não solucionados, também foi divulgada pelos participantes da audiência,   
O Pará foi o quarto estado visitado pela CNV, que deve programar ainda uma visita à região do Araguaia.
Comissão estadual
A vinda da CNV a Belém também rendeu frutos para o Pará. Em uma reunião com os membros da comissão, o governador Simão Jatene acenou sinalizou a intenção de criar uma Comissão Estadual da Verdade, com o mesmo objetivo de esclarecer violações dos Direitos Humanos praticadas no período da Ditadura Militar.
O governador Simão Jatene relatou os episódios de censura que vivenciou e presenciou, garantindo, por fim, que enviará o projeto de lei para a criação da Comissão estadual, que será articulada pelo secretário de Justiça, José Acreano Brail Júnior.
Marina Chiari
Fonte: DOL, com informações do repórter Ismael Machado

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons