sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pará e China negociam ampliação da pauta de exportação


Reproduzo matéria da Agência Pará de Notícias, veiculada pelo blog do companheiro Airton Faleiro, que está na China, em viagem oficial, para levar o Pará para o mundo. Parabéns, companheiro!
Consolidar o investimento iniciado no Pará com a cadeia do dendê e abrir caminhos para outros produtos que não apenas o minério de ferro foram os principais avanços das negociações feitas entre a comitiva paraense e o governo da China, durante viagem àquele país, ocorrida no período de 29 de junho a 9 de julho, com a finalidade de prospectar novos investimentos comerciais entre os dois governos.
A comitiva paraense esteve com representantes de vários setores produtivos na China. Na chegada ao país, a comitiva paraense foi recepcionada pela ministra conselheira Tatiana Rosito, representante do embaixador da China.
Na China, o grupo visitou diversos empreendimentos e alinhavou parcerias que podem render bons negócios para os dois governos. Compuseram a comitiva o secretário de Projetos Estratégicos, Sidnei Rosa e os deputados estaduais Martinho Carmona, Airton Faleiro, Fernando Coimbra, Eliel Faustino, o prefeito Hélio Leite e empresários de diversos setores.
Turismo, indústria e agronegócios também foram tema das negociações feitas junto a instituições chinesas e renderam ao Pará a perspectiva de bons acordos comerciais que podem garantir a diversificação da pauta de exportação e ampliação dos investimentos nos setores produtivos do Estado.
A programação da missão paraense passou por Beijing e Jinan, capital de Shandong, e pelas cidades de Qufu, Liaocheng e Taian, onde foram recebidos por secretários do governo chinês e dirigentes de empresas.
Na opinião de Zhang Jigang, vice-secretário de Relações Internacionais do Governo Popular da Província de Shandong, a visita da comitiva foi bastante proveitosa e aprofundou os conhecimentos bilaterais, fortalecendo os laços de amizade entre os dois governos. "Essas negociações são fundamentais para um futuro intercâmbio e cooperação nas áreas da economia, comércio, cultura e educação entre as duas províncias. Estamos certos de que essa visita estreitará ainda mais as relações e impulsionará o desenvolvimento comum de Pará e China”. 

Fonte: Agência Pará de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons