quinta-feira, 14 de julho de 2011

Jacundá e Nova Ipixuna: a agricultura da diferença

Estivemos ontem num Dia de Campo, em Jacundá, onde tivemos o prazer de noticiar que uma emenda parlamentar do nosso Mandato ajudou a fazer a diferença na agricultura no local.
Em parceria com Emater, Prefeitura Municipal de Jacundá e Adentuni, os agricultores transformaram uma área de pasto degradado em produção agrícola, com variedade e quantidade de alimentos.

O mais interessante e emocionante foi a participação de mais de 300 agricultores, entre eles muitos jovens, que entenderam que é possível, através dessa experiência concreta de produção, realizar plantios e colheitas maravilhosas com trabalho e tecnologia. A região colherá 100 sacas de milho por hectare, além de grande produção de mandioca, inhame, cana-de-açúcar, entre outros.
A solução na agricultura veio para suprimir o ciclo da madeira, iniciando assim um ciclo novo de produção de alimentos. Parabéns a todos!


Estivemos também em Nova Ipixuna, onde a sociedade compareceu e, junto som o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal, discutimos sobre a crise do fechamento das serrarias e madeireiras da região, bem como alternativas para solucionar problemas decorrentes dessa situação.
Nesse sentido, o Plano Safra 2011/2012, anunciado pela Presidente Dilma, que destinará R$ 500 milhões em recursos somente para o Pará e financiará as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foi extremamente oportuno. Com os recursos do Plano e com a comprovação de que trabalho e um pouco de tecnologia transformam pasto degradado em área produtiva (está aí o exemplo de Jacundá), Nova Ipixuna terá condições de produzir alimentos e gerar emprego e renda para a população.
Também será de extrema importância que a siderúrgica de Marabá (Alpa), articule a cadeia produtiva para Nova Ipixuna e Itupiranga, regiões diretamente afetadas pela siderúrgica. Essa alternativa, levantada no encontro, será mais discutida e o Mandato está fortemente comprometido em fazer com que essa proposta se configure realidade.
Bote fé!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons