segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os desafios da educação no Pará ainda são grandes


Só 60% dos municípios assumiram responsabilidade do ensino fundamental (Foto: Cristino Martins/ Agência Pará)
Com cerca de 10% das crianças fora do ensino fundamental, o Pará dificilmente alcançará a universalização da educação primária até 2015, conforme previsto nos Objetivos do Milênio (ODM) para a América Latina e Caribe, estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A diretora de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Cláudia Hage, afirma que, apesar dos esforços do governo, muitos municípios - que são os responsáveis pela educação básica - estão longe do cumprimento dessa meta.
“Nós estamos trabalhando para aumentar a oferta, incluindo o ensino fundamental nos municípios”, afirma Ana Hage. Segundo ela, a municipalização da educação já chegou a 60% dos municípios paraenses, “mas passa por um longo processo o cumprimento dessa demanda”.
No ensino médio, a exclusão atinge 35% dos jovens paraenses. Existem em todo o Estado cerca de 700 mil estudantes matriculados na rede pública. Em toda a região Norte, somente 50% dos jovens concluem o ensino na idade escolar correta, que é 16 anos para o ensino médio. Essa proporção é de 40% no Estado, mas tende a diminuir, segundo Ana Hage.
O governo tem propostas de captação de recursos para investir na universalização do ensino básico, mas, segundo ela, educação não é uma tarefa simples, precisa de tempo, persistência, compromisso e políticas públicas.
“Não é tarefa fácil atingir essa meta, tem que ter um trabalho não só do governo, mas das famílias e da sociedade”, diz Ana Hage. “Acredito que a gente vai chegar cada vez mais próximos das metas do milênio”, complementa.
O número de matrículas nas escolas primárias da América Latina e Caribe aumentou somente 2% entre 1999 (93%) e 2009 (95%). Em todo o mundo, 28 milhões de crianças (42% da população mundial que estão fora das salas de aula) vivem em países em conflito.
A ONU cobra ainda dos latino-americanos e caribenhos o atraso em políticas de sustentabilidade ambiental, apesar da queda no desmatamento.
No mundo inteiro, a redução da pobreza deve cair menos de 15% nos próximos quatro anos. A situação é mais grave em áreas de conflitos armados, atingindo principalmente crianças e adolescentes.

OBJETIVOS
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propõem metas e indicadores para medir e orientar melhorias nas condições socioeconômicas (pobreza, educação, saúde, desigualdade entre os gêneros, mortalidade infantil e materna) e ambientais em regiões pobres e em desenvolvimento do mundo.
No ano passado, foi realizado em Belém o Seminário Estadual de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio, com a participação de mais de 300 pessoas.
Durante o evento ocorreu o lançamento oficial do núcleo gestor de atividades relacionadas aos ODM no Pará - Núcleo Nós Podemos Pará, com o objetivo de disseminar, reunir e promover práticas voltadas ao alcance dos Objetivos do Milênio no Estado.

OBJETIVOS DO MILÊNIO PARA A AMAZÔNIA
1 - Erradicar a pobreza extrema e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento

Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons