quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bernadete cobra solução urgente para disponibilizar mamógrafo em Marabá

A deputada estadual Bernadete ten Caten, líder do PT na Assembleia Legislativa (Alepa), participou ontem (22) de uma reunião na Câmara Municipal de Marabá (CMM) que debateu sobre conscientização e medidas preventivas ao câncer de mama, doença que vitima milhares de mulheres anualmente no País. Proposta pela presidente da Casa, Júlia Rosa, a ação fez parte do movimento mundial intitulado “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Bernadete afirmou ser uma contradição Marabá realizar a campanha Outubro Rosa e ao mesmo tempo estar há três anos sem mamógrafo e sem atender as mulheres adequadamente no combate ao câncer de mama. Ela sugeriu que até o final da campanha Outubro Rosa, em 31 de outubro, seja solucionado o problema do mamógrafo, mesmo que, inicialmente, em parceria com o Exército. “É necessário prepararmos um documento de Marabá, para o Ministério da Saúde, para garantir a inexigibilidade para aquisição de um mamógrafo urgentemente, dada a situação caótica de casos de câncer em Marabá e região”, alertou a deputada.
Informou ainda a parlamentar petista que a Assembleia Legislativa quer fazer uma emenda coletiva, e sugeriu que se faça um pedido para compra de mamógrafos para vários municípios do Estado. “Não há como Marabá atender todas as mulheres. Cada município deve ter seu mamógrafo para cuidar de suas mulheres”, sugeriu Bernadete, citando a necessidade de atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para as mulheres que estiverem com a doença
.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons