domingo, 21 de abril de 2013

Deputada denuncia agruras dos alunos da UEPA em Conceição do Araguaia

Entre as várias audiências públicas e plenárias de que a deputada Bernadete ten Caten participou durante a semana passada na região sul do Pará, está o encontro com alunos e professores do campus da Universidade do Estado do Pará em Conceição do Araguaia. Criado há mais de 20 anos, o importante centro de ensino está em péssimas condições de funcionamento, sem autonomia financeira para atender bem aos cerca de dois mil univesitários ali matriculados. Os estudantes e professores informaram que quase não há laboratórios para pesquisas e o que existem, estão completamente sem condições de funcionamento.

A deputada Bernadete, que ouviu atentamente aos estudantes e funcionários do campus da UEPA em Conceição do Araguaia, se comprometeu com eles a articular uma reunião com a nova diretoria da Universidade em Redenção e Conceição, no sentido de ver como poderão ser levadas melhorias para esses locais, viabilizando, em definitivo, a relação ensino-aprendizagem, ora prejudicada em decorrência da situação caótica em que se encontra esse polo de ensino superior que é de grande importância para a região, pois "garante formação e qualificação profissional local para o mercado de trabalho.

O bom profissional necessita de boa formação e isso depende de uma infraestrutura capaz de lhe proporcionar o conhecimento", disse a parlamentar. Bernadete acrescentou que é importante que as cidades paraenses possam qualificar, com ensino superior de qualidade, seus habitantes, para que eles ocupem o mercado de trabalho, que exige cada vez mais pessoas qualificadas. "Qu ando o mercado não encontra nas cidades os profissionais de que necessita, acaba indo buscar em outros pontos, aumentando, assim, o desemprego no interior brasileiro e o aumento do fluxo migratório, causando enormes entraves sociais para as administrações municipais e estaduais", salientou.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons