segunda-feira, 2 de abril de 2012

Samu só conta com 30 ambulâncias no Pará



Os mais de 7,6 milhões de habitantes paraenses dispõem atualmente de 30 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Esse é o número notificado no Ministério da Saúde de ambulâncias do Samu em funcionamento no Estado, sendo 22 delas de unidades de suporte básico (USB) e oito de suporte avançados (USA). É a menor proporção entre os Estados de ambulâncias por população, muito abaixo do recomendado pelo próprio ministério, de uma ambulância de suporte básico para cada grupo de 100 mil habitantes e de uma de suporte avançado para cada 400 mil. Por essa avaliação, o déficit no Estado chega a 65 ambulâncias (54 USB e 11 USA). No geral, as ambulâncias do Samu do Pará representam um pouco mais de 1% das 2.009 (1.602 USB e 407 USA) espalhadas pelo País, que recebem ultimamente recursos de custeio mensal do Ministério da Saúde.

O Samu 192 é coordenado pelo Ministério da Saúde e administrado pelos gestores locais (secretarias municipais e estaduais de saúde). Metade dos recursos são da União, os outros 50% são pagos pela prefeitura e governo do Estado. É um programa de adesão e para disponibilizar esse estabelecimento de saúde no município, o gestor local deve enviar ao Ministério um plano/projeto de adesão.
Além de comprar os veículos, o Ministério da Saúde também envia todo mês dinheiro para manter as ambulâncias. São R$ 12.500 para as ambulâncias de suporte básico e R$ 27.500 para as ambulâncias de suporte avançado. Além do número baixo, as ambulâncias do Samu inexistem em algumas regiões do Estado.


THIAGO VILARINS
Da Sucursal

Fonte: O Liberal

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons