terça-feira, 3 de abril de 2012

Produção industrial tem maior alta desde fevereiro de 2011

A produção industrial cresceu 1,3% em fevereiro, ante queda de 1,5% em janeiro, aponta divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desta terça-feira (3), com dados livre de influências sazonais. Esse é o melhor resultado desde a alta de 2,2% assinalados em fevereiro de 2011.
Na comparação com fevereiro de 2011, no entanto, a indústria apurou queda de 3,9%, sexta taxa negativa consecutiva neste tipo de comparação, com o mesmo período do ano anterior. Nesta relação, houve queda em 16 das 27 atividades. O instituto destaca que fevereiro deste ano teve um dia útil a menos que igual mês do ano anterior.
Nos dois primeiros meses do ano, o setor industrial acumula perda de 3,4%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, o recuo é de 1% -- com trajetória de queda iniciada em outubro de 2010 (11,8%).
A elevação do ritmo da atividade industrial em fevereiro ocorreu de forma generalizada, segundo o IBGE. Dezoito dos 27 ramos industriais tiveram recuperação frente às perdas mais intensas observadas em janeiro. Destaque para veículos automotores, com crescimento de 13,1% em fevereiro, ante queda de 31,2%, em janeiro. Em seguida, contibuiu fortemente para o resultado as atividades extrativas (com alta de 9,3%, ante queda de 7,4%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, ópticos e outros (23,8%, ante queda de 14,3%).
O índice de média móvel trimestral (neste caso, os meses de fevereiro, janeiro e dezembro) mostrou ligeira variação de 0,1% --a primeira taxa positiva nesse indicador desde julho do ano passado. 

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons