terça-feira, 17 de abril de 2012

Bernadete se esforça para evitar retirada de famílias da área da Infraero

A deputada Bernadete ten Caten informou nesta manhã que está envidando todos os esforços no sentido de garantir a permanência, na área da Infraero, em Marabá, sudeste do Estado, das 550 famílias que vivem no local há mais de dez anos e que estão sob ameaça de despejo pela prefeitura, que tem interesse no local, com fins habitacionais. “É um paradoxo, porque o governo municipal pretende fazer investimentos do setor de habitação no local e quer, ao mesmo tempo, retirar famílias que ali já moram há bastante tempo”, disse a parlamentar.
Na manhã de segunda-feira, Bernadete estava no local, em Marabá, dando apoio aos moradores, já que a prefeitura havia conseguido uma liminar junto à 2ª Vara Federal, para reintegração de posse da área que ainda pertence à União. O despejo não foi feito, porque as autoridades se sensibilizaram com a situação.
Segundo a deputada, na área, cerca de 90% casas são de alvenaria, bem construídas. A comunidade já se encontra muito bem estabelecida no local e tem direitos adquiridos, o que fez com que a polícia considerasse a situação da comunidade. Ao mesmo tempo, Bernadete procurou ter uma audiência na Superintendência do Patrimônio da União – SPU, bem como, com o secretário de Estado de Segurança Pública, Luis Fernandez, que se comprometeu em fazer um estudo, um levantamento da área antes de determinar a ação da Polícia Militar em cumprimento à decisão judicial.
Ela também esteve reunida na 2ª Vara Federal de Marabá, onde expôs os fatos para a juíza Nair Cristina Corado Pimenta de Castro, que, compreendendo a situação, também disse que irá fazer uma avaliação quanto à liminar que concedeu em favor da prefeitura, a fim de evitar injustiças. “Eu não vou aceitar que as pessoas sejam retiradas de suas casas, que construíram com sacrifício, ademais, tendo de há muito tempo seus direitos plenamente adquiridos”, salientou a deputada.

1 comentários:

Anônimo disse...

Caros companheiros,eu concordo com habitação,moradia digna,para as familias de baixa renda eu so lamento a forma em que os representantes da A.F.T.R.M Srª,LUIZA,JOAO,e outros demais;dirigem esta entidade envolvendo pessoas de outras entidades,que nao tem nada a ver com os problemas da sem teto como por EX:o companheiro Jairo Ribeiro representante da associação de moradores do bairro do aeroporto,cujo nome foi envolvido em denucias descabidas e viu seu nome ser propagado injustamente,jairo promete apurar os fatos e laevar ao judiciario federal para devidas providencias.

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons