quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bancada do PT na Câmara dos Deputados reúne-se com Ministra para tratar de obras do PAC para o Pará

A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se reuniu, na tarde de ontem, dia 03/04, em seu gabinete, em Brasília, com os deputados Zé Geraldo, Beto Faro, Miriquinho Batista e Carlos Puty, da bancada federal do PT do Estado do Pará, para tratar das obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC no Pará, bem como futuras obras a serem incluídas no programa Estado.
O ponto alto da reunião foi a notícia que ouviram da ministra de que o Governo Federal vai investir na melhoria da mobilidade urbana de Belém, com o financiamento do projeto de implantação do Bus Rapid Transit (BRT). Um sistema de ônibus sobre trilhos de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade, concebido para servir, segundo dados da prefeitura de Belém, pelo menos 45 mil passageiros por hora.
O Programa corria risco de não receber os recursos federais necessários devidos a conflitos de interesses entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Belém, com relação a projetos divergentes. Depois de acordo entre o Governo Federal e os dois entes federativos, finalmente o Governo Dilma vai financiar grande parte do projeto e o novo sistema viário de Belém, tão esperado pela população finalmente vai sair do papel.
Na reunião também foram discutidas as obras do PAC no Estado que se encontram em atraso, como as obras de asfaltamento das rodovias Transamazônica e BR 163 e do término da hidrovia Araguaia-Tocantins. A ministra se comprometeu gestão junto ao DNIT para que não ocorram atrasos por conta de repasses de recursos. Quanto á Hidrovia Araguaia-Tocantins os estudos para a derrocada do Pedral do Lourenço serão feitos e em pouco tempo a obra será licitada. A derrocada, ou retirada de pedras e rochas do leito do rio Tocantins, é necessária para prover o leito do rio para a navegação. A previsão é que as obras se iniciem no segundo semestre de 2013 e sejam concluídas no final de 2014.
Outro ponto tratado na reunião, como não poderia deixar de ser, foi a crise da Celpa. A preocupação dos parlamentares é que a situação de falência da empresa venha comprometer as obras do Programa de Luz Para Todos no Estado, principalmente a execução da etapa especial do programa na região de Belo Monte. A ministra garantiu que esforços estão sendo feitos para que o programa não sofra descontinuidade no Estado.
O deputado Zé Geraldo PT/PA aproveitou a audiência para convidar a ministra para uma visita oficial ao Estado do Pará, até maio próximo, para inspeções das obras do PAC em andamento e inaugurações de obras já concluídas como a travessia urbana da Transamazônica, na cidade de Marabá; bem como parcelas do programa Minha Casa Minha Vida. 

Fonte: Blog do Zé Geraldo

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons