quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Protesto contra lei antipirataria leva Wikipedia a sair do ar nos EUA


A Wikipedia poderá paralisar seu site em inglês por 24 horas
A versão em inglês da enciclopédia virtual Wikipedia ficará fora de serviço durante as 24 horas desta quarta-feira em protesto pela lei antipirataria Stop Online Piracy Act (SOPA), que é debatido no Congresso dos Estados Unidos.
“A comunidade da Wikipedia decidiu submeter a sua versão em inglês a um blecaute durante 24 horas, em protesto por propostas de legislação dos Estados Unidos”, indicou nesta segunda-feiraa Wikimedia Foundation, que dirige a comunicação da companhia.
Se for aprovado, o projeto de lei SOPA e sua versão no Senado “prejudicarão a internet livre e aberta e proporcionarão novas ferramentas para a censura de sites internacionais dentro dos EUA”, acrescentou.
A Wikipedia faz parte da plataforma Netcoalition.com, na qual se uniu a empresas como Google, Yahoo!, Facebook, Foursquare, Twitter, Amazon, Mozilla, AOL, eBay, PayPal, LinkedIn, OpenDNS e Zynga para tentar barrar a iniciativa legislativa.
Google e Facebook também deixaram aberta a possibilidade de declarar um blecaute de seus serviços, mas nenhum deles confirmou isso até agora.
O SOPA, cuja data limite de aprovação é o próximo dia 24, permitiria ao Departamento de Justiça norte-americano investigar, perseguir e desligar qualquer particular ou empresa que possa ser acusada de publicar material com direitos de propriedade intelectual dentro e fora do país.
Desde 1998, a lei que combate a pirataria nos Estados Unidos é denominada Digital Millenium Copyright Act, que obrigava a retirada do material ilegal dos sites que faziam uso do mesmo, mas não tinha competência sobre o que fosse publicado a partir de outros países.

Fonte: Correio do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons