quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alerta sobre câncer de mama

Cerca de 30 mulheres morrem todos os dias no Brasil em decorrência do câncer de mama, o que corresponde a mais de dez mil mortes por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. 
O câncer é a segunda doença que mais mata e fica atrás apenas do AVC. No sexo feminino, o de mama é o que provoca mais mortes, seguido de pulmão e estômago. 
A campanha "Outubro Rosa", realizada em todo o Brasil para sensibilizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção do câncer de mama, foi encerrada nesta segunda-feira, 31, A ação, mais uma vez, chamou a atenção para a importância da realização de exames para um diagnóstico precoce do câncer, que além de acometer muitas mulheres, atinge ainda que em menor escala, também a população masculina. 
Recomendações - A mobilização em torno do "Outubro Rosa" também foi encerrada com uma série de recomendações aos profissionais de saúde para que disseminem entre a população. O câncer de mama não dá sinal de existência nos estágios iniciais de desenvolvimento. A aparência externa dos seios continua igual, não há dores, e nenhum tipo de mal-estar. Nesse momento, só mesmo os exames clínicos e a mamografia podem indicar o problema. Numa fase bem inicial, a chance de cura chega a 98%. 
Em relação aos homens, não há uma idade com maior probabilidade de desenvolver a doença. Por isso, todos devem ficar em alerta e realizar o autoexame. De uma forma geral, a única saída para se livrar do câncer de mama é fazer a mamografia. Segundo a indicação clínica, toda mulher na faixa de 50 a 69 anos deve fazer o exame clínico da mama (de toque) anualmente e a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresente nenhum sintoma ou histórico familiar, porque esta é a faixa etária de maior risco. As mulheres de 40 a 49 anos que não apresentam nenhum sintoma ou histórico devem fazer o exame clínico anualmente, e caso apresentem algum nódulo, a mamografia será indicada. Para as mulheres de 35 a 39 que apresentam casos de câncer na família, o exame e mamografia deve ser realizado anualmente. 
O exame deve ser solicitado na Atenção Básica, já que existe um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) especificamente com esta finalidade. E para monitorar a incidência da doença em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) criou Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (Sismama), que permite o rastreamento e avaliação rápida dos dados de câncer de mama. 

Fontes : ann de noticias  e g1.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons