terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cultura Viva ganha Sessão Especial

Representantes de Pontos de Cultura, grupos e lideranças culturais de vários municípios estiveram debatendo durante toda a manhã de hoje, dia 01 de setembro, o Programa Cultura Viva, implantado pelo Governo Federal, no Pará, através do MinC. O debate foi fruto de Sessão Especial proposta pelo deputado Edilson Moura. Entre os presentes, representantes dos Pontos de Cultura Colibri, Piratas da Manhã, de Tucuruí e Raízes da Terra, entre outros. A Comissão Nacional de Pontos de Cultura, o Grupo de Trabalho da Amazônia, a Diretoria de Interação Cultura da Fundação Tancredo Neves e o Conselho Nacional de Políticas Culturais também foram representados na Sessão.
Para o deputado Edilson Moura, era necessária uma discussão para se criar mecanismos de apoio à manutenção e ampliação do Cultura Viva no Pará. “É um amplo programa de inclusão na área cultural, que tenta alcançar o maior número possível de pessoas e em todas as diversas áreas culturais. Coloco meu mandato a serviço da cultura paraense. E também estou disposto a fazer intermediação com os governos estadual e federal, de modo que os convênios firmados possam ser mantidos e ampliados”, disse o deputado.
A preocupação dos representantes dos Pontos de Cultura, implantados no Estado do Pará, é acelerar a avaliação dos projetos executados, a serem feitos pelo Governo do Estado e ainda não realizados, através da SECULT. A liberação da 2ª parcela, junto ao Governo Federal ainda está pendente. “Estamos receosos de que a Secult não encampe os Pontos de Cultura como política cultural do Estado. Queremos estabelecer imediatamente este diálogo oficial com o Estado, e a presença do governo na sessão, através da representação da Fundação Tancredo Neves, foi muito positiva e aguardamos agora sermos recebidos em reunião”, disse José Maria Reis, da Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
A Diretora de Interação Cultural da Fundação Tancredo Neves, Lucinha Bastos, avaliou o programa Pontos de Cultura como importante para o Estado. Ela pediu aos representantes dos movimentos culturais que procurem a Fundação Tancredo Neves para discutir a viabilidade destes projetos.
De acordo com o deputado, ainda esse ano serão debatidos, sem sessão especial, a Lei dos Tesouros Humanos, o Plano Estadual de Cultura e também o Sistema Estadual de Cultura. Os dois últimos implantados no governo Ana Júlia. O Plano Estadual está no Conselho de Cultura do Estado, sendo apreciação pelos conselheiros, para depois ser encaminhado à Alepa.
Cultura Viva – O programa se articula através de pontos de cultura, que são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura e estão instalados em mais de 1100 cidades brasileiras. O Ponto recebe uma quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme o projeto apresentado. No Pará são 75 pontos instalados em 35 municípios diferentes representando as 12 regiões de integração do Pará. O Estado, entretanto tem que se comprometer com 1/3 do valor da contrapartida.

Fonte: Site do Deputado Edilson Moura

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons