quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mobilização para plebiscito cresce nos municípios


A campanha em favor da criação do Estado do Carajás, lançada oficialmente ontem em Redenção, no sul do Pará, parou a cidade. A maior parte do comércio foi fechada e patrões e funcionários foram às ruas para participar da festa popular.
Segundo estimativa da organização, mais de 50 mil pessoas se reuniram na maior carreata da história do município, no final da tarde de ontem. O movimento envolveu também moradores de municípios vizinhos e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e se concentrou no centro, onde outras centenas de simpatizantes do movimento aguardavam pela realização do primeiro comício regional em favor da criação do novo Estado.
Para a presidente da Comissão Pró-Carajás, Caroleide S. Pedreira, o lançamento da campanha do “Sim” foi um sucesso, porque a maioria da população do sul do Pará se mostra favorável à criação do Estado.

CONCEIÇÃO
O Comitê Pró-Carajás de Conceição do Araguaia realizou ontem uma assembleia envolvendo líderes do comitê e diretores das escolas municipais e estaduais da rede pública, o prefeito Álvaro Brito (PT), e outras lideranças locais. A plenária, que marcou o início da campanha Pró-Carajás no município, debateu ações e estratégias para despertar o interesse da população local para votar a favor da divisão territorial do Pará. Foi definida ainda a realização de um grande ato público no município, com local e data ainda a ser definidos. A sede do comitê local, situada na avenida 7 de setembro, será inaugurada no próximo dia 22.
Muito otimista com o início da campanha Pró-Carajás, o presidente do Comitê de Conceição do Araguaia, Jarbas Magalhães, disse à reportagem que é o momento de “arregaçar as mangas e intensificar a luta em favor do Estado de Carajás”.

SANTANA
O Comitê Cívico de Santana do Araguaia, Pró-Criação do Estado de Carajás, confirmou para o próximo sábado, 24, a realização de uma grande carreata, pela cidade. O evento abrirá oficialmente a campanha de rua visando divulgar o plebiscito do dia 11 de dezembro e os supostos benefícios com a criação do novo Estado.
“O importante nesta campanha é que não temos adversários políticos. Raríssimos são os casos de pessoas que publicamente se manifestam contrárias a esse projeto. Isto faz parte da liberdade de expressão reinante em nosso país.”, comentou Joaquim Sérgio, presidente do comitê.
O início da carreata está marcado para as 15h, com saída do Posto Sawa e término em frente ao escritório do comitê, na avenida José Mendonça, no centro da cidade.
Para o empresário Roberto Toledo, é chegada a hora dos formadores de opinião de Santana do Araguaia demonstrarem sua capacidade de mobilização e de interação com todas as classes sociais. Ele acha que ainda falta informação sobre o plebiscito. “Ainda são muitas as pessoas em nossa cidade que não ouvem rádio e como a maior parte das residências possui antenas parabólicas, deixam de assistir os programas jornalísticos”.

ATO PÚBLICO EM MARABÁ
Um ato público em favor da criação do Estado de Carajás acontece amanhã, em frente ao Ginásio Poliesportivo de Marabá, sudeste do Estado. É o primeiro ato na cidade depois que a propaganda para o plebiscito foi liberada.
Durante o evento, os políticos explicarão as vantagens em se criar os estados de Carajás e Tapajós. O presidente da frente “A favor da criação do Estado de Carajás”, deputado estadual João Salame (PPS), os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB) e prefeitos da região devem participar. “Nós queremos mostrar a pujança do sul do Pará e queremos conclamar todo mundo para ir lá às 19 horas”, disse Miguel Gomes Filho, um dos organizadores da ação.
Na sexta-feira (16), está marcado um ato público em Jacundá, e no sábado (17), outro ato à noite, em Xinguara.

Santarém acordou com fogos a favor da divisão
Moradores de vários bairros de Santarém participaram na manhã de ontem da queima de fogos que marcou a abertura oficial da campanha plebiscitária pelos estados do Tapajós e Carajás.
Depois de receber o convite de lideranças da frente Pró-Estado do Tapajós, centenas de pessoas acordaram cedo e realizaram o espetáculo pirotécnico em Santarém.
O tema pautou discurso dos vereadores na Câmara Municipal de Santarém. Henderson Pinto (DEM) destacou o registro no Tribunal Regional Eleitoral da Frente Parlamentar Pró-Tapajós, que irá conduzir os trabalhos nos próximos 90 dias de campanha. Ele fez referência positiva à criação do Comitê de Rurópolis, que reuniu milhares de pessoas em favor do voto pelo sim (77).
Já o vereador Reginaldo Campos (PSB) declarou que a criação do Estado do Tapajós se consolida como o maior sonho de desenvolvimento de toda a região oeste do Pará. “A população da capital precisa entender isso e compreender o novo Pará, bem como as lideranças de Belém, que ainda não se conscientizaram da importância da criação de novos estados”. Para ele, o plebiscito é um direito do povo das regiões do Tapajós e Carajás. “Não estamos afrontando ninguém. É direito constitucional que nos ampara, não somos forasteiros e nem tampouco ilegais”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA HOJE EM BELÉM
Representantes das frentes pró e contra a divisão do Pará vão se confrontar em audiência pública organizada pela Câmara Municipal de Ananindeua, hoje, das 8h às 13h, no auditório do Centro de Formação de Cultura Cristã (Seminário Pio X), no Km 5 da BR-316. Os debatedores vão discorrer sobre os aspectos administrativos, financeiros, econômicos e sociais da possível divisão do Pará em três unidades da federação.
A audiência proposta pela vereadora Leila Freire será aberta pela presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Ray Tavares.

Fonte: Diário do Pará

2 comentários:

Anônimo disse...

MUito bom...Precisamos etar bem afinados nesse debate..
Dia 22 de setembro grande caminha do SIM em Xinguara.

LEOMARQUES - XINGUARA - PA

Anônimo disse...

22 de Setembro Grande caminhada (carreata) do SIM em Xinguara -PA

LEOMARQUES - XINGUARA- PA

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons