quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Google Street View começa a fotografar a Amazônia


RIO - Barcos e triciclos equipados com câmeras percorrem o Rio Negro e suas margens para incluir a Floresta Amazônica no Google Street View. Até o fim do ano, as imagens em 360 graus da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, a 180 quilômetros de Manaus, estarão disponíveis para internautas de todo o mundo.
Cinco comunidades estão sendo fotografadas ao longo de 50 quilômetros do Rio Negro, entre as localidades de Tumbira e Terra Negra. A iniciativa é uma parceria da Google com Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e foi anunciada na quarta-feira.
Uma equipe formada por funcionários brasileiros e americanos da Google estão ensinando integrantes da FAS a como capturar as imagens. Depois, os Googlers vão deixar a floresta e eles terão que fazer isso sozinhos - de modo "que eles possam continuar compartilhando seus pontos de vista, sua cultura e modo de vida com pessoas de todo o mundo", observou o blog da Google.
O Google Street View foi lançado no Brasil no ano passado e já capturou imagens de ruas em 51 cidades. Nos centros urbanos, as fotografias são feitas por carros que circulam pelo trânsito. Devido às peculiaridades geográficas da Amazônia, a coleta de imagens precisou ser adaptada.
"Vamos circular com o triciclo do Street View pelos estreitos caminhos de terra das aldeias da Amazônia até onde a civilização encontra a floresta tropical. Também vamos montá-lo em um barco para tirar fotografias do ponto de vista de quem desce o rio. O tripé - a mesma ferramenta que usamos para capturar imagens de interiores de estabelecimentos comerciais - também será utilizado para dar uma sensação de como é viver e trabalhar em lugares como um centro comunitário e uma escola da Amazônia", completou o blog.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons