sábado, 2 de julho de 2011

Marabá: apenas 34 bombeiros nas praias durante o veraneio


O 5º Grupamento de Bombeiros Militar, em Marabá (5º GBM) começa a intensificar os preparativos para o atendimento nas praias durante o veraneio oficial, chamado de “Novo Verão 2011″, cuja abertura acontece amanhã, domingo (3), na Praia do Tucunaré. Procurado pelo CORREIO DO TOCANTINS para falar sobre a disponibilidade de pessoal e equipamentos a ser empregado durante  o mês de julho nas praias da região, o tenente Thiago Carvalho informou que serão 32 guarda-vidas distribuídos nas praias de Marabá e São Geraldo do Araguaia. Eles serão responsáveis pelo combate a incêndios e busca e salvamento, além de salvamento aquático e prevenção de acidentes.
A Praia do Tucunaré, ainda de acordo com o oficial, será guarnecida de segunda a quinta-feira, por 14 militares do Corpo de Bombeiros; e, aos finais de semana, dias em que o balneário vira um caldeirão devido à movimentação de banhistas, serão 24 os guarda-vidas.
Na Praia do Geladinho, localizada no Bairro São Felix, o trabalho efetivo dos bombeiros só inicia na segunda quinzena do mês de julho, época em que começa despontar o primeiro banco de areia naquele balneário local. Serão 10 salva-vidas, que atuarão apenas aos finais de semana.
Em São Geraldo do Araguaia, também aos sábados e domingos, a praia será guarnecida por oito militares no período do veraneio. Questionado a respeito da participação ativa do Corpo de Bombeiro apenas no mês das férias escolares, o tenente explica que o motivo é a falta de contingente e recursos financeiros. “Nos meses de sucedem julho, pré-definimos alguns homens para fazer o serviço de guarda-vidas e são apenas 10. Neste mês teremos o apoio da prefeitura e diária extra para os militares que estarão na praia”, explicou.
O tenente comentou que treinamentos específicos para a guarnição nas praias se intensificaram no mês de maio, onde os militares ganharam preparo físico e fizeram reconhecimentos nos balneários, principalmente na Praia do Tucunaré, onde o há locais em que a profundidade do Rio Tocantins leva mais perigo aos banhistas.
“O treinamento consiste no resgate a vítimas de afogamento tanto na superfície quanto os imersos e nós procuramos adequar as orientações para a realidade da região”, explica o tenente Thiago.
Acerca dos equipamentos a serem empregados no trabalho durante o veraneio, o oficial informou que o Corpo de Bombeiros estará equipado com duas lanchas de resgate, 40 pares de nadadeiras e 20 ampolas de oxigênio para resgate. “Se houver necessidade pediremos material de reforço para fazer um bom trabalho”, concluiu o oficial.
O Jornal solicitou à Assessoria da Secretaria Municipal de Turismo a programação do Veraneio Oficial nas praias, mas recebeu apenas uma informação muito sucinta comunicando a abertura do “Novo Verão 2011″, amanhã, na Praia do Tucunaré; e no dia 7 de agosto próximo, na Praia do Geladinho.

Fonte: CT on line

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons