terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável

Em todo o Brasil, o dia 07 de junho foi estabelecido pelo MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável) como dia de mobilização nacional dos catadores e catadoras. Em atividade desde os anos 50, os catadores de materiais recicláveis viveram excluídos socialmente, além de serem continuamente explorados. Hoje, contudo, os catadores começam a conquistar o respeito que merecem, isso dado à persistência e esforço de sua luta e às recentes políticas e programas públicos sociais. O dia 07 foi o marco de união dos catadores em todo o Brasil na luta por demandas locais e a valorização da categoria
O trabalho desenvolvido pelos catadores, coletando entre 10% e 20% dos resíduos sólidos urbanos, apresenta um caráter de grande relevância social e ambiental. Entretanto, apesar da importância dessa atividade para a redução da geração de lixo nos aterros sanitários, contribuindo também para a preservação dos recursos naturais, esses trabalhadores são geralmente pouco valorizados. É dessas relações sociais concretas e contraditórias que são construídas as identidades dos sujeitos, homens e mulheres, de várias faixas etárias, inclusive jovens e crianças, hoje denominados de catadores e catadoras de material reciclável, que vivem relações de exclusão e que são por eles mesmos assimilados e assumidos e, portanto, manifestam pouca noção sobre seus direitos de cidadania e de como lutar por eles.
É por isso que a Presidenta Dilma disse ano passado, em 23 de dezembro, que continuará as políticas do Presidente Lula para os catadores e moradores de rua. O Governo Lula possibilitou o reconhecimento profissional, o fortalecimento das cooperativas, o acesso a políticas públicas para os catadores.
Os catadores de materiais recicláveis de origem de lixões e das ruas executam a primeira etapa do trabalho de reciclagem de materiais.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons