quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bernadete exige do governo do Estado e dos senadores pacto pelo desenvolvimento do Pará

A deputada Bernadete ten Caten, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa fez veemente discurso agora há pouco, em que destacou a necessidade de se continuar lutando pelo desenvolvimento do Estado do Pará, especialmente quanto à verticalização mineraria e quanto à resolução definitiva da questão da hidrovia Araguaia-Tocantins, a qual depende fundamentalmente da derrocagem do Pedral do Lourenço para que a navegação possa finalmente ser aberta ao longo do Rio Tocantins.
O pronunciamento de Bernadete se fundamentou em um dado para ela um tanto quanto estranho ou confuso: recentemente, quando a questão foi debatida em sessão especial, mais precisamente na última segunda-feira à tarde, o deputado Ítalo Macola falou que, pelo visto, haverá a necessidade de se buscar ajuda externa, com o senador José Sarney, por exemplo, para viabilizar essa obra que está em fase de licitação, a qual deve ser divulgada até o próximo dia 20.
Bernadete lembrou que esta é uma luta compartilhada sim e que ela mesma tem feito gestões junto ao governo federal com auxílio do deputado Zé Geraldo. Contudo, “nós temos nossas lideranças, como o governador Simão Jatene. O PSDB tem dois senadores. Então, eu acredito que são lideranças que têm condições de fazer pressão para que essas questões técnicas, de licenciamentos etc possam ser solucionadas para que as obras sejam urgentemente iniciadas com fulcro de que essa hidrovia saia do projeto, saia do papel para se transformar em realidade.

Outra questão abordada por Bernadete diz respeito à Alpa que nunca foi instalada no Pará e que a Vale perdeu interesse em implantar. Ela indaga por que o governo do Estado ainda não cuidou de desapropriar a área onde o projeto seria instalado como forma de pressionar a mineradora Vale a implantar a Alpa, que é de fundamental importância para o desenvolvimento do Pará. Disse, com todas as letras, que o paraense está cansado de ver o Pará ser vilipendiado em suas riquezas sem que ninguém tome providências, as quais podem partir da verticalização mineraria, bem como de medidas que forcem o governo federal a olhar mais para este Estado que exporta suas riquezas para o desenvolvimento de outras unidades federativas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons