terça-feira, 23 de julho de 2013

Moradores dos bairros Carajás querem regularização de área em Marabá

A deputada estadual Bernadete ten Caten, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado, participou de reunião com moradores dos bairros Carajás I, II e II, localizados no núcleo Cidade Nova, em Marabá, a 500 quilômetros de Belém, no sudeste do Pará. Eles lutam pela regularização dos bairros, que é área de invasão, assim como por obras de infraestrutura. Os moradores querem, entre outras coisas, a construção de escolas, arruamento das vias e instalação de energia. Eles pediram à deputada Bernadete para intermediar uma reunião com o prefeito João Salame, para discutir essas questões.

Bernadete ressaltou que essa reunião também deve contar com a presença da Procuradoria Geral do Município e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU). O local já área reservada para a construção de uma escola de Ensino Fundamental, com 12 salas de aula, e um Núcleo de Educação Infantil (NEI).

A parlamentar também solicitou que seja destinado espaço para a construção de uma escola de Ensino Médio. Na reunião de sábado, 6, participaram representantes da Celpa Equatorial, que justificaram que empresa só vai instalar energia e fazer a iluminação das ruas após a área ser regularizada e a prefeitura providenciar o arruamento.

Os moradores solicitaram também que seja feito um projeto para a construção de uma orla, no Rio Itacaiúnas, a exemplo da do Rio Tocantins, na Marabá Pioneira. É que o bairro já fica às margens do rio e, para a comunidade, a orla será mais uma opção de lazer no local.

UNIFESSPA

Acerca da criação da nova Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a deputada Bernadete voltou a falar que este foi um trabalho seu e de seu companheiro de partido na bancada federal do PT em Brasília, Zé Geraldo. Eles estiveram à frente da luta pela criação da universidade. Em 2008, eles conseguiram abaixo assinado com mais de 200 mil assinaturas em favor da criação da instituição, que foi entregue ao então ministro da Educação, Fernando Hadad.

“Participamos de várias reuniões em Brasília, de audiências públicas na região, assim como sempre estivemos cobrando a celeridade do projeto. Para nós, é uma alegria muito grande ver o projeto sancionado pela presidenta Dilma”, disse a deputada.

O projeto foi enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em agosto de 2011. Na Câmara dos Deputados, a matéria tramitou nas comissões de Trabalho, de Educação e Cultura, de Finanças e Tributação e ainda pela de Constituição e Justiça. Nesta última comissão foi aprovada em 21 de Maio de 2013. No dia 28 de maio, foi remetida ao Senado Federal, onde foi lida e aprovada em plenário.

Esta é a quarta universidade que está sendo criada no Pará. A sede da nova universidade será em Marabá, além de serem instalados outros campi na região. Cálculos do Ministério da Educação estimam as despesas com a Unisfesspa em R$ 41,2 milhões em 2013. Até 2017, quanto está prevista a contratação completa de pessoal para a instituição, a expectativa é de R$ 260,6 milhões. O projeto cria 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio. Serão abertos também um cargo de reitor, um de vice-reitor, outros 90 de direção, além de 462 funções gratificadas. “Isto significa abertura de novas oportunidades para os estudantes da região, além de contratação de mão de obra, ou seja, de profissionais capacitados, mais emprego e geração de renda”, finalizou Bernadete.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons