sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jovens pedem na Alepa mais educação e combate à violência

A Universidade Popular expôs ontem à tarde, durante audiência pública no Plenário João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado, pesquisa desenvolvida por jovens estudantes nas cidades de Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém, destacando os "adolescentes e as medidas socioeducativas no Estado do Pará", com a campanha "Que Cidade queremos para viver? Olhares da Juventude sobre o Direito à Cidade". A audiência foi organizada e conduzida pela deputada Bernadete ten Caten (PT) e teve a participação de cerca de 11 entidades ligadas à juventude paraense. 

Na pesquisa sobre as cidades, os estudantes da Unipop ouviram jovens em situação de risco, alunos dos ensinos fundamental e médio, adolescentes no mercado de trabalho etc. Todos, de acordo com a professora Celi Rosa, da Universidade Popular, se reportaram pedindo mais políticas públicas voltadas para a educação e para a questão da violência que leva crianças e adolescentes para as situações de risco nas periferias das grandes cidades do Estado, especialmente as que foram alvo do estudo. 

Na presidência dos trabalhos, a deputada Bernadete disse que "esse é um momento importante para discutirmos à luz da opinião da juventude, políticas públicas voltadas exatamente para os interesses e para os anseios da sociedade, especialmente os jovens que representam o futuro de cada lugar, principalmente nas cidades pesquisadas e que refletem praticamente a opinião geral em todo o Pará". Ela também disse ser necessário mais transparência em relação à execução do orçamento voltado para o setor jovem, incluindo a educação de base e o ensino médio. Deste modo, Bernadete colocou seu gabinete à disposição da juventude para dar continuidade ao trâmite do que foi encaminhado na audiência de ontem, a formação de um Grupo de Trabalho tripartite envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e a Sociedade Civil Organizada, que irá acompanhar as políticas públicas, bem como, a aplicação dos recursos do orçamento voltados para os jovens. 

Além de Bernadete ten Caten, participaram da audiência os deputados Edmilson Rodrigues (Psol) e Edilson Moura (PT), assim como o estudante Jairo Amaral, da Terra Firme, que falou sobre as experiências vividas em seu bairro a partir da pesquisa; delegada Isabel Soares Costa, representando o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social Luís Fernandez; a defensora pública Enilgret dos Santos; Raimundo Rodrigues, coordenador da Juventude, e Celi Rosa, da Unipop.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons