terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bernadete promove audiências sobre Plano Safra e Luz para Todos

A deputada Bernadete ten Caten (PT) promoveu mais duas grandes discussões para melhorar a vida do homem do campo. Em audiências públicas realizadas em Xinguara e Marabá foram debatidos os gargalos e apresentados soluções para melhorar a acessibilidade ao Plano Safra e o Luz para Todos, dois programas do Governo Federal que têm avançado a passos lentos na região. As duas audiências sobre os programas foram realizadas em Xinguara e Marabá na quinta e sexta-feira da semana passada. Em Xinguara, as audiências foram realizadas no auditório da Associação Comercial e Industrial/ACIAPA, situada na Avenida Xingu, 46- Centro da cidade, e contou com grande participação popular. O Plano Safra foi debatido pela manhã e o Luz para Todos à tarde. Em Marabá, as audiências aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Agrópolis do Incra, bairro do Amapá, núcleo Cidade Nova. A exemplo de Xinguara, o Plano Safra foi debatido pela manhã e o Luz para Todos à tarde.

As audiências sobre o Plano Safra contaram com a presença de Paulo Cunha, delegado federal no Pará do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Edson Luiz Bonetti, superintendente da SR 27, e Zé do Crédito (Incra/Brasília), representando o presidente Nacional do Incra, Carlos Mário Guedes; Carlos Alberto Ramos Silva, superintende do Banco do Brasil, e os gerentes das agências de Marabá e Xinguara; Luiz Feio, superintende do Basa, e os superintendentes das agências de Marabá e Xinguara; e agências de assistência técnicas. A audiência sobre o Luz para Todos teve a participação de Luiz Fernando Galiza e Jorge Silva, do Comitê Gestor do Luz Para Todos, da Eletronorte; e Álvaro Bressan, da Equatorial, que assumiu as Centrais Elétricas do Pará em substituição ao Grupo Rede. Para Bernadete, as audiências trouxeram resultados positivos, como o compromisso dos bancos oficiais de facilitar o acesso dos agricultores ao crédito, coisa que tem sido motivo de reclamação pelo excesso de burocracia. Segundo ela, discutir os gargalos e apresentar soluções foram os objetivos centrais das audiências, já que o homem do campo aqui no Pará ainda enfrenta inúmeras barreiras no acesso a créditos, assim como em outras áreas, principalmente pela falta de estradas e outras estruturas que facilitem a produção e escoação agrícola.

Outro problema é o Luz para Todos, que anda em passo lentos. A deputada espera que agora com a Equatorial, o processo, paralisado com os problemas do Grupo Rede, avancem. Isso, aliás, foi o que garantiu Luiz Galiza, que acredita que o programa no Pará cumpra a meta estabelecida pela presidenta Dilma Roussef de, até 2014, atingir 100% de cobertura de rede de energia no Estado. “Estamos trabalhando para isso e não quero ser chamado à atenção pela presidenta”, frisou Galiza. Álvaro Bressan apresentou os investimentos previstos, como a construção de um ponto de transmissão de energia em Xingura, melhorando a qualidade de energia no sul do Estado, onde a energia vive oscilando, porque o ponto de transmissão fica em Marabá. “Com o ponto em Xingura, vai acabar com o problema hoje existente por conta da sobrecarga de energia”, ressaltou. O prefeito eleito de Marabá, João Salame, se comprometeu em unir forças para melhorar a qualidade de vida do homem do campo. Ele ressaltou que vai assumir uma prefeitura com vários problemas, mas que vai trabalhar dobrado para tirar a cidade da crise em que se encontra e correr atrás dos recursos necessários para investir em todas as áreas, incluindo a área rural. “Dinheiro tem. Basta ir atrás e, isso, nós vamos fazer”.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons