terça-feira, 9 de outubro de 2012

Bernadete sobe à tribuna da Alepa e destaca o crescimento do PT paraense nas eleições

A deputada Bernadete ten Caten (PT-PA), ao usar da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, parabenizou inicialmente todos os candidatos do Partido dos Trabalhadores que se elegeram para prefeito, vice ou vereadores, além das composições que saíram vitoriosas. Na região sul e sudeste do Pará, por exemplo, área de trabalho da parlamentar, ela reconhece que a eleição foi considerada como de muito valor para seu partido, pois representou crescimento da base.
- Se, antes, nós tínhamos oito prefeituras, não tínhamos, entretanto, vice-prefeitura. Hoje, depois da eleição desse domingo, o PT já está tido certo com cerca de 18 administrações na região, pois temos cinco prefeitos eleitos, cinco vice-prefeitos, além de oito coligações vitoriosas onde nosso partido estará participando da gestão, - ressaltou a deputada Bernadete.
Ela também avalia que houve uma espécie de sentimento de liberdade do povo do sul e sudeste do Pará, especialmente de Carajás em relação ao atual governo do Estado. Entende a deputada que o governador Simão Jatene foi o grande derrotado nessas eleições na região de Carajás, posto que fez apenas dois prefeitos.
- Entendo que isso decorre do fato de que não é importante apenas o prefeito apresentar, fazer obras. Ele tem de ter uma conduta digna, um bom relacionamento com a sociedade, com a base, com o povo, porque o povo sabe usar a sua sabedoria e quando vê que não dá certo, não vota.
Para a parlamentar, na questão da reeleição, as coisas também mudaram:
- É como falei anteriormente. O povo tem a sua própria sabedoria. O povo não está mais disposto a reeleger o cidadão apenas porque ele está mostrando serviço. Há outros fatores preponderantes que podem incidir decisivamente para que continue no cargo, e entre esses, a questão do comportamento. Enriquecimento ilícito, traições, essas coisas a nossa sociedade não perdoa.
AVANÇO DO PT
Mas também não foi só no Pará que o Partido dos Trabalhadores teve crescimento. Em todo o País, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT fez 67 prefeitas, ou seja, 10% do total de mulheres eleitas prefeitas. Ao todo, o Brasil elegeu 663 mulheres para assumir a gestão das mais variadas cidades do Oiapoque ao Chuí, o que ela concorda que tem muito a ver com a eleição da presidente Dilma Rousseff, do PT, como primeira presidenta brasileira e que, certamente, encorajou as mulheres a avançar mais nas conquistas sociais, já que ainda há muita desigualdade de gênero no Brasil.
Bernadete ten Caten finalizou seu discurso destacando, também, artido de Rui Falcão postado no portal do PT-Pará que fala sobre o crescimento do PT nessas eleições que se encerraram domingo, não obstante o segundo turno na capital paraense. Ela concorda que o resultado da eleição para o partido no Pará foi excelente, não apenas pelo número de vereadores e prefeitos eleitos, mas, também, pelo número de vice-prefeitos que o partido fez, fora as coligações. Deste modo, conclui que não apenas no Pará, mas, em todo o Brasil, realmente, a sociedade está experimentando mudanças.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons