O
Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE), tem liberado recursos para a construção de 6.116 quadras
esportivas e cobertura de outras 4 mil em escolas públicas de todo o Brasil. Os
gestores da rede estadual de educação têm até 29
de setembro para
indicar, pela internet, as escolas públicas de educação básica que terão
prioridade no repasse para as obras.
A
partir de agora, podem ser indicadas escolas com menor número de alunos —
mínimo de 100 matrículas. Até o primeiro semestre deste ano, somente
instituições com até 500 alunos atendiam o critério de seleção para o
recebimento dos recursos. Dos R$ 4 bilhões a serem investidos até 2014 na
construção e cobertura de quadras, o FNDE já liberou R$ 1,14 bilhão.
A
meta para este ano é liberar recursos para a construção de 1,5 mil quadras e
cobertura de outras mil. O FNDE já aprovou 445 projetos de construção e outros
877 de cobertura.
A
indicação das escolas deve ser feita no Sistema de Informações Integradas de
Planejamento (Simec) do Ministério da Educação.
O
valor médio para construir uma quadra varia de R$ 240 mil a R$ 500 mil; para a
cobertura, de R$ 120 mil a R$ 240 mil. Embora o FNDE tenha um projeto-padrão,
as escolas podem apresentar projetos próprios, que serão avaliados pela área
técnica do órgão. “As quadras passaram a incorporar, em 2011, a segunda fase do
Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2”, explica Renilda Lima, diretora
de gestão, articulação e projetos educacionais do FNDE. “Já temos mais de mil
municípios atendidos em todos os estados.”
Os
recursos são repassados a prefeituras e a secretarias estaduais de educação por
meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). “Até hoje, liberamos recursos
para a construção e cobertura de 2.862 quadras esportivas”, diz Renilda.
Os
alunos da escola pública Vinícius de Morais, no município cearense de
Maracanaú, a cerca de 10 quilômetros de Fortaleza, já têm aulas na quadra,
inaugurada em 16 de março último. Antes, eles praticavam esportes no espaço de
lazer público ao lado da escola. “Muitas vezes, quando chegávamos lá, a quadra
de vôlei de areia estava ocupada”, conta Marcos Martins, 32, estudante de letras
na Universidade Federal do Ceará. De segunda a sexta-feira, ele trabalha na
escola como monitor do programa Mais Educação.
“Essa
quadra foi um presente para a escola e para a comunidade”, comemora a diretora
Socorro Lima da Silva. Segundo ela, duas vezes por semana alunos da Escola
Municipal Walmik Sampaio de Albuquerque utilizam a quadra da escola Vinícius de
Morais para as aulas de educação física. “Durante a semana, de 17h às 20h, a
quadra é utilizada pela comunidade, em jogos de futsal. E, nos fins de semana,
é utilizada em atividades do programa Escola Aberta, como eventos religiosos”,
explica.
Além
das atividades esportivas, os alunos deixam as salas de aula para usar a quadra
coberta em atividades de letramento e de matemática. “Temos um palco, na
quadra, usado para representar leituras” diz Marcos. “Nas atividades de
matemática, as crianças sentam-se no chão da quadra para aprender multiplicação
em jogos de dados.”
O
secretário de educação básica do Ministério da Educação, César Callegari,
afirma que o MEC vem apoiando a construção de espaços de atividades físicas nas
escolas públicas. “É um componente obrigatório para os anos finais do ensino fundamental
e no ensino médio, inclusive com profissionais qualificados”, diz. “Mas, mesmo
nos anos iniciais, as vivências esportivas devem ser desenvolvidas pelas
escolas para que todos os alunos participem dessas práticas.”
Assessoria de Comunicação Social
Ouça
a diretora de gestão, articulação e projetos educacionais do FNDE,
Renilda Lima
Ouça
o secretário de educação básica do MEC, César Callegari
Fonte:
Ministério da Educação
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