segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Atleta marabaense ganha ouro nas Paralimpíadas


Alan Fonteles Cardoso de Oliveira nasceu em Marabá (PA) em 21 de agosto de 1992 e, com apenas 21 dias, sofreu uma sepsemia decorrente de infecções intestinais, problema que obrigou os médicos a amputarem as duas pernas do bebê no ponto abaixo do joelho. Aprendeu a andar aos dois anos e aos três já andava de bicicleta. O interesse pelo atletismo veio aos 8 anos.
Ao contrário das modernas próteses de fibra de carbono que irritaram Oscar Pistorius em Londres (o sul-africano reclama de aumento de altura ilegal com a peça), Alan correu até 2006 com pernas de madeira até ser observado pelo brasiliense Rivaldo Martins, um triatleta que perdeu a perna esquerda em acidente de carro, mas continuou disputando a modalidade em sua forma adaptada.
Com o equipamento moderno, Alan Fonteles foi aos Jogos de Pequim 2008 com apenas 16 anos, mas sem grande destaque, e passou a incomodar os adversários nos últimos anos. No Mundial de Christchurch (Nova Zelândia), em 2011, ficou com o bronze nos 100 m classe T44. Em Londres, conseguiu a consagração diante de quase 80 mil pessoas, desbancando o favorito absoluto e ídolo maior do deporto adaptado.

Fonte: Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons