quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Funasa lança sistema informatizado de acompanhamento de convênios e obras


Ministro Alexandre Padilha participa do lançamento do Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios (Sismoc), ferramenta de acompanhamento dos convênios e obras em municípios com mais de 50 mil habitantes, que trará os relatórios produzidos pelos engenheiros da Funasa. Fotos: Erasmo Salomão - ASCOM/MS

Brasília - Desde ontem, os cidadãos podem monitorar o estágio de tramitação dos convênios e a execução das obras custeadas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em todo o território nacional, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios (Sismoc). O sistema foi lançado nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, pelo presidente da Funasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho. “O Sismoc permite o acesso à informação sobre o andamento dos convênios da Funasa por qualquer cidadão”, disse.
De acordo com Gilson Queiroz, o sistema representa uma inovação em termos de acompanhamento
de convênios e obras, uma vez que permite o acesso direto aos relatórios produzidos pelos engenheiros da Funasa. Segundo ele, a Funasa administra cerca de 12 mil convênios de saneamento, grande parte em fase de execução relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com pouco mais de 200 engenheiros para o acompanhamento das obras.

“O sistema integra todas as informações que existem de acesso aos recursos do governo federal e estará disponível, aberto, sem senha para que qualquer cidadão, qualquer pessoa, possa acessar as informações”, disse o presidente da Funasa. Segundo ele, no Sismoc estarão dados sobre quanto foi repassado para o município, se a obra está andando ou não e sua previsão de término.
O Sismoc será alimentado pelas informações da engenharia, do pessoal de convênio e dos municípios que receberam os recursos para as obras. Também estarão disponíveis no sistema todos os repasses feitos pela Funasa. “Com um sistema aberto, onde todos podem acessar e verificar as informações, vai aumentar muito o poder de fiscalização dos recursos e das obras”, disse Gilson Queiroz.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o sistema é uma demonstração do esforço da Funasa para dar mais transparência à aplicação dos recursos da entidade. “É mais um passo importante que a Funasa dá no acompanhamento informatizado dos projetos do governo. Não é só mais um sistema , mas uma ferramenta importante de acompanhamento da Funasa”.
A partir de hoje as informações sobre convênios, repasse de recursos e andamento de obras poderão ser acessadas no endereço www.funasa.gov.br.

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil 
Edição: Aécio Amado


Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons