terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio+20: países aprovam rascunho do documento final sem alterações, diz porta-voz da ONU

Rio de Janeiro - Depois de sete dias de reuniões, as delegações que representam os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) chegaram a um acordo sobre o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O texto apresentado na madrugada de hoje (19) pelo Brasil foi aprovado sem alterações na reunião plenária iniciada às 10h30 e que durou quase três horas.
O chefe de Comunicação das Nações Unidas na Rio+20, Nikhil Chandavarkar, disse que o texto foi aprovado sem alterações, apesar de alguns países terem demonstrado descontentamento com alguns pontos. “Os chefes de Estado têm direito de mudar o texto, mas os países já deram suas posições [com os negociadores], por isso acho difícil que haja mudanças.”
Entre os pontos de divergência do documento estavam a questão do fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), já que alguns países defendiam a sua elevação ao status de agência, o que não foi acertado.
O secretário-geral da Rio+20, Sha Zukan, avaliou que o texto finalizado é “o melhor que se poderia conseguir.
O documento que foi aprovado na íntegra será submetido aos chefes de Estado e de Governo que se reúnem a partir de amanhã (20), no Riocentro.         
Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons