quinta-feira, 31 de maio de 2012

Apresentação do cartaz do Círio atrai multidão

A diretoria da Festa de Nazaré apresentou aos fiéis, ontem à noite, o cartaz do Círio 2012, que tem como tema “Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria”. A apresentação atraiu milhares de fiéis para a Praça Santuário, depois da missa celebrada pelo arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário.
Um banner imenso do cartaz, encoberto por um pano, foi aos poucos sendo revelado, ao som dos sinos da Basílica, para o encanto dos fiéis, que aplaudiram bastante. Muitos cartazes foram distribuídos no final do evento.
O cartaz mostra em primeiro plano a imagem da Virgem de Nazaré, numa foto de Guy Veloso, e ao fundo uma imagem de Luiz Braga da procissão, no momento em que ela passa pelo Boulevard Castilhos França, mostrando os promesseiros na corda com as mãos levantadas, a berlinda e o Ver-o-Peso. Uma novidade é que o cartaz traz a data do Círio, 14 de outubro.
Dom Alberto Taveira abençoou o cartaz, que, segundo ele, apresenta os principais ícones do Círio, incluindo a corda, a berlinda, o Ver-o-Peso e o povo. Ele destacou a ”grande simbologia” das mãos que se elevam como se quisessem chegar ao céu e se unir às de Nossa Senhora. “Eu desejo que esse cartaz se espalhe a partir de hoje e seja um grande símbolo da nossa caminhada do Círio deste ano”.

ESCOLHA
O reitor da Basílica Santuário e presidente do Círio, padre José Ramos das Mercês, agradeceu aos fotógrafos e à agência responsável pela arte da peça. Ele também leu o memorial descritivo do cartaz deste ano, que tem uma tiragem de 890 mil exemplares.
A escolha foi feita por dez pessoas e o cartaz vencedor levou cinco votos. “Esse cartaz retrata bem a devoção do povo saudando a berlinda, saudando a imagem na passagem lá no Boulevard Castilhos França. Eu fiquei muito feliz com a receptividade das pessoas”, disse Kleber Vieira, diretor da festa.
Ele adiantou que os próximos passos serão apresentar o desenho do manto para Dom Alberto, continuar trabalhando na corda, além da reforma da Basílica, da iluminação e a restauração da berlinda.
Guy Veloso pela primeira vez fez a foto oficial do cartaz, mas já fotografa o Círio há quase 30 anos. Até na hora da apresentação do cartaz ele ainda não sabia qual foto havia sido escolhida. ”Milhões de pessoas vão olhá-la, muitos vão colocar na camisa, botar nas casas, mandar para fora, eu mesmo vou mandar cartazes para fora de Belém. É uma experiência única”.
“O cartaz está muito lindo, Nossa Senhora está na frente carregando o povo”, disse a professora Vanda de Nazaré Matos. “Ele mostra todas as pessoas, com suas angústias, desempregados. Eu achei o mais bonito porque ali está o sacrifício e a fé de cada um”, completou a vendedora Etelvina Gomes.

Fonte: Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons