terça-feira, 13 de março de 2012

Dilma recebe diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz


Em sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Senado entrega nesta terça-feira o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz para as cinco mulheres que deram contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no país.
São elas: Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil; Eunice Michiles, a primeira senadora; Ana Alice Alcântara Costa, professora da Universidade Federal da Bahia; Rosali Sacalabrin, secretária municipal da Mulher de Rio Branco (AC); e Maria do Carmo Ribeiro, viúva do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes.
A presidenta do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que o prêmio lembra o “exemplo ímpar e pioneiro” de Bertha Lutz, que criou as bases do movimento feminista no Brasil, sendo fundadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922.
A senadora destacou que a presença de Dilma Rousseff entre as diplomadas representa um exemplo definitivo “inscrito na história das conquistas femininas no país”. “Ela é uma das pessoas mais influentes do mundo, e isso é motivo de orgulho para todas nós, brasileiras”, argumentou.
Vanessa Grazziotin disse ainda que a presença da ex-senadora também do Amazonas Eunice Michiles é bastante significativa, uma vez que ela “abriu portas e preparou o terreno” para as atuais senadoras. Eunice, a primeira senadora do Brasil, era suplente e assumiu uma cadeira em 1979 depois da morte do ex-senador João Bosco de Lima, eleito em 1978. Na época, o suplente também recebia votos dos eleitores.
As escolhidas foram selecionadas entre várias mulheres indicadas por entidades governamentais e não governamentais. O diploma foi instituído em 2001 para homenagear as personalidades sempre no Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Correio do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons