quarta-feira, 14 de março de 2012

Bernadete Ten Caten abre o expediente da Alepa e requer a federalização da Celpa

A deputada Bernadete Ten Caten abriu o pequeno expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado, na última quarta-feira. Na oportunidade, a parlamentar voltou a falar sobre a grave situação da Centrais Elétricas do Pará, empresa pertencente a holding do Grupo Rede, que foi sucateada no Estado para que as demais empresas do setor energético no Sul do País, pudessem, agora, estar com boa saúde financeira.
Como é de domínio público, na semana passada, a Celpa entrou na Justiça com pedido de recuperação financeira, sob alegação de que a medida se deve para que possa, de forma racional e tranqüila, continuar a prestação dos serviços para a população.
Ten Caten destacou, da tribuna, que os serviços são de má qualidade e que há denúncias de consumidores de áreas rurais, de projetos de assentamentos, que começaram pagando 50 reais e agora estão com cobranças de até 500 reais, muitas vezes sem ter até uma geladeira dentro de seus barracões. Ela disse que a Eletrobras tem 34% das ações do Grupo Rede e que, como faz vários meses que há inadimplência dessa holding para com o governo federal, este já teria, na lógica, mais de 50% das ações, podendo, assim, a Celpa vir a ser federalizada, a exemplo do que já acontece no Estado do Tocantins, onde a energia elétrica já é responsabilidade do governo federal.
Deste modo, Ten Caten entrou com requerimento junto à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, para que a Celpa venha a ser retomada. Ela destacou a cumplicidade da referida agência em relação à situação em que se encontra o setor energético no Pará e que, por isso mesmo, há a necessidade de uma intervenção, a fim de que a situação venha a ser urgentemente solucionada.

Roberto Barbosa
Jornalista Profissional, SRT-PA 1099

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons