quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MDA capacita cooperativas do Pará para acessar a Rede Brasil Rural

 
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) capacitou, nesta terça-feira (28), cooperativas e associações rurais e indígenas do Pará para o acesso à Rede Brasil Rural, ferramenta que potencializa o comércio da produção e facilita a logística de aquisição de insumos da agricultura familiar brasileira. O objetivo é mobilizar as entidades para que se cadastrem na Rede, facilitando o acesso ao portal e capacitando os agricultores para utilizar a ferramenta. A oficina foi realizada em Belém (PA), no auditório do Banco da Amazônia, que  tem capacidade para receber até 150 pessoas.
“Por meio de palestras e do contato direto com o agricultor, o MDA apresentou a Rede, promoveu o cadastramento das cooperativas e capacitou seus representantes para operar o sistema”, enfatiza Donato Alves, funcionário da delegacia federal do MDA no estado e um dos responsáveis pela oficina. Para ingressar na rede, é necessário apenas possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) Jurídica. A DAP é o instrumento que identifica o agricultor familiar e possibilita o ingresso nas políticas públicas.
No Pará, existem 64 cooperativas e associações aptas para o cadastramento. Alves ressalta que mesmo as entidades que não tiverem a DAP Jurídica não ficarão de fora. “Fizemos contato com cooperativas de todas as áreas dentro e fora de assentamentos para que eles solicitem o documento junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”, informa. O MDA também vai disponibilizar verba para auxiliar no transporte nas áreas de maior dificuldade de deslocamento. Segundo Donato Alves, algumas regiões contarão com transporte fluvial e aéreo para garantir a presença dos agricultores de todo o estado. 

Leque de possibilidades
“Peixes, frutas, arroz, farinha, feijão, castanha e açaí são os principais produtos consumidos no estado provenientes da  agricultura familiar. Essa produção é responsável por quase 70% de todo o alimento que chega à mesa do paraense”, explica o delegado federal do MDA no Pará, Paulo  Cunha. “A partir do momento em que esses agricultores puderem operar o portal, abre-se um leque de possibilidades de comercialização dos produtos também para fora do estado, bem como oportunidades de aquisição de insumos mais baratos e com maior diversidade” explica.
Além da inclusão produtiva, o delegado aponta novos desafios que a Rede Brasil Rural visa superar na região, como a maior inserção da área rural da região norte no comércio digital. “É uma ferramenta inovadora, antenada com o momento tecnológico em que vivemos. Precisamos ultrapassar essa ideia de que o rural é atrasado, de que o norte é atrasado. O objetivo é a inclusão. É colocar a Internet a serviço do agricultor familiar.” 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons