terça-feira, 8 de novembro de 2011

Marabá ganha serviço de Disque Denúncia


Devido ao forte crescimento econômico, Marabá vem apresentando altos índices de violência. A cidade foi considerada a 11ª com maiores taxas de homicídio do Brasil, e a 2ª entre as cidades onde os jovens estão mais expostos à criminalidade, segundo o Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O município ainda apresenta altos índices de violência no campo, tendo como principais fatores: o desmatamento ilegal e a pressão do agronegócio. Além desses fatores, a cidade ainda é uma das campeãs de incidência de trabalho escravo, que somado aos indicadores de homicídios no campo coloca a cidade entre as líderes do ranking de violência no meio rural.
Com todos esses problemas de violência, lideranças Estaduais e Municipais, Associação Comercial, Instituições não-governamentais, iniciativa privada em parceria com o Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, lançam a partir do próximo dia 08 de novembro, um importante mecanismo tecnológico na cidade. A cidade agora ganha uma arma contra a criminalidade – o Disque-Denúncia, que irá atender a demanda da população Marabaense, através do telefone (94) 3212-3350.
Criado no Rio de Janeiro há 16 anos, o serviço tem sido ampliado e, atualmente, funciona nos estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Maranhão e Pará. O Disque-Denúncia é um programa de cooperação social, que mobiliza a população para colaborar com as autoridades de segurança no combate à violência e na fiscalização de irregularidades. Trata-se de uma central de atendimento comunitária, preparada para receber informações anônimas 24 horas por dia, sete dias por semana, ininterruptamente. Como nas cidades onde a ferramenta já é utilizada, o serviço garante o anonimato e o sigilo absoluto da identidade do denunciante. Além disso, as ligações não são rastreadas nem identificadas. Poderá ser feita todo tipo de denúncia, inclusive sobre violência doméstica, desrespeito à lei do silêncio, vandalismo, crime ambiental, entre outros.

Assessoria de Comunicação

Fonte: Blog do Zé Dudu

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons