segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Frentes têm até hoje para se registrar no TRE


Câmara Municpal de Marabá ficou lotada na convenção que definiu a coordenação da frente por Carajás
As frentes parlamentares pró e contra a criação dos Estados do Carajás e Tapajós terão que se registrar hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que possam participar do plebiscito em dezembro próximo. O prazo derradeiro dado pela Justiça Eleitoral encerra hoje.
No sábado, foi realizada na Câmara Municipal de Marabá a convenção da frente “A favor da criação do Estado de Carajás”. O deputado estadual marabaense João Salame (PPS) é o presidente da frente. O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), que estava indicado para presidir a frente, acabou assumindo a função de coordenador do conselho político.
Além dele, na convenção foram escolhidos como lideranças da frente Haroldo Silva (coordenador jurídico), Luciano Guedes (comunicação) e a vereadora de Marabá Júlia Rosa (mobilização municipal). O deputado João Salame disse estar “absolutamente convencido de que essa divisão vai possibilitar melhoria de qualidade de vida para as três regiões”.
Segundo ele, os estudos demonstram que, do ponto de vista da arrecadação de ICMS, o novo Pará vai arrecadar R$ 295 milhões a mais por ano. “Só Belém vai recolher R$ 125 milhões a mais de ICMS, que dá um pronto-socorro por ano”, conta.
O deputado federal Giovanni Queiroz informou que a frente dividiu as ações e responsabilidades. “Vamos dedicar uma boa parte do nosso tempo com as pessoas que moram hoje no Estado-mãe”.

TAPAJÓS
O registro da entidade jurídica que representará a região oeste do Pará no plebiscito do dia 11 de dezembro será feito nesta segunda-feira no TRE. É o que garante o deputado federal Lira Maia (DEM), que preside a Frente Pró-Estado do Tapajós. Integram a frente todos os dez parlamentares eleitos pela região oeste paraense.
A determinação do tribunal é que cada frente pode gastar no máximo 10 milhões de reais em campanha. O deputado Lira Maia está na expectativa de que a Frente Pró-Tapajós possa conseguir esse valor. “Conseguir esse valor não é simples. Precisamos muito da população, das lideranças, dos empresários e de todos aqueles que queiram contribuir”. Ainda segundo o deputado, a campanha será intensificada na Região Metropolitana de Belém.
Após o indeferimento pela Justiça do pedido de registro do deputado estadual Eliel Faustino (PR) para uma frente contra a criação do Estado do Tapajós, o deputado Celso Sabino, do mesmo partido, e que criou outra frente, afirma que busca agora o apoio de seu colega de legenda. “Queremos que o Eliel se junte a nós. Agora o momento é de união e de somar esforços”, disse Sabino. O problema é que Eliel Faustino anunciou que irá recorrer da decisão judicial. A frente terá como vice-presidente o deputado Carlos Bordalo (PT).

CONTRA CARAJÁS
A reportagem não conseguiu encontrar o deputado Zenaldo Coutinho ontem, mas a expectativa é que a Frente contra a Divisão do Estado do Pará para a Criação do Estado do Carajás realize um grande evento no dia 14, em Castanhal, nordeste paraense, para o lançamento oficial da campanha.

Com informações da Sucursal de Marabá. (Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons