quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sorteio define ordem das perguntas do Plebiscito no Pará na urna eletrônica


(Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE)
Durante sorteio realizado na sessão administrativa desta terça-feira (9), ficou decidido que as perguntas que vão orientar o Plebiscito no Estado do Pará, para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, serão feitas na seguinte ordem na urna eletrônica: primeiro aparecerá a pergunta “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” é a segunda.
No segundo sorteio ficou definido que para votar SIM, o eleitor paraense deve digitar 77 e para responder NÂO o número a ser teclado é 55. Caso responda SIM, o eleitor estará sendo favorável a divisão do Pará para a criação de Tapajós ou Carajás. Se for contrario, deve votar não. Cada pergunta é independente da outra e, portanto, o eleitor deverá responder as duas, uma de cada vez.
Na eventualidade de alguma falha em urnas eletrônicas serão usadas cédulas de papel. O sorteio definiu que a cédula branca terá a pergunta: “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Carajás? A cédula amarela terá a pergunta , “Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Tapajós?”
No último caso, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, lembrou que, nas eleições gerais de outubro de 2010, o percentual foi de apenas 0,004% de máquinas defeituosas em todo o país.
O sorteio foi feito pela vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau e realizado no plenário do TSE, em sessão administrativa.
O plebiscito no Pará consultará todos os eleitores paraenses acerca do desmembramento do Estado. Os eleitores devem comparecer à sua respectiva seção eleitoral das 8h às 17h do dia 11 de dezembro. Quem não comparecer terá de justificar a ausência no prazo de 60 dias após a votação.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons