quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Plano Brasil Maior e a produção nacional


Coloquei hoje, no blog Projeto Nacional, uma primeira observação sobre o plano de fortalecimento da indústria nacional anunciado hoje pela Presidenta Dilma Roussef. Em pauta, a deformação que está gerando a sobrevalorização de nossa moeda no perfil de nossas exportações – hoje majoritariamente de produtos primários, como você  vê no gráfico aí ao lado -  e na entrada abusiva de produtos estrangeiros em relação à produção nacional.
A Presidenta Dilma definiu o plano como um conjunto de “providências essenciais, como a desoneração dos investimentos intensivos em trabalho, o estímulo à inovação tecnológica, a exigência de agregação de valor, os incentivos às exportações de manufaturados, o financiamento ao investimento e ao capital de giro, a utilização do poder de compra do Estado brasileiro em favor da indústria brasileira e a defesa dos interesses comerciais do Brasil”.
Neste primeiro texto, procuro dar informações essenciais sobre os setores beneficiados com a desoneração tributária, os mais atingidos pela competição -  “na grande maioria das vezes, desleal e predatória”, como definiu a Presidenta – das importações açuladas pelo câmbio irreal.
Se você tiver interesse e paciência, acho que vai colher informações importantes para pensar por sua própria cabeça, sem ter de seguir o que diz a grande imprensa.

Fonte: Blog Tijolaço

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons