Coloquei hoje, no blog Projeto Nacional, uma primeira observação sobre o plano de fortalecimento da indústria nacional anunciado hoje pela Presidenta Dilma Roussef. Em pauta, a deformação que está gerando a sobrevalorização de nossa moeda no perfil de nossas exportações – hoje majoritariamente de produtos primários, como você vê no gráfico aí ao lado - e na entrada abusiva de produtos estrangeiros em relação à produção nacional.
A Presidenta Dilma definiu o plano como um conjunto de “providências essenciais, como a desoneração dos investimentos intensivos em trabalho, o estímulo à inovação tecnológica, a exigência de agregação de valor, os incentivos às exportações de manufaturados, o financiamento ao investimento e ao capital de giro, a utilização do poder de compra do Estado brasileiro em favor da indústria brasileira e a defesa dos interesses comerciais do Brasil”.
Neste primeiro texto, procuro dar informações essenciais sobre os setores beneficiados com a desoneração tributária, os mais atingidos pela competição - “na grande maioria das vezes, desleal e predatória”, como definiu a Presidenta – das importações açuladas pelo câmbio irreal.
Se você tiver interesse e paciência, acho que vai colher informações importantes para pensar por sua própria cabeça, sem ter de seguir o que diz a grande imprensa.
Fonte: Blog Tijolaço
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.