quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ingleses vão produzir documentário sobre trajetória de extrativistas mortos em Nova Ipixuna

MARABÁ (PA) - A história do assassinato do casal de extrativistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, crime ocorrido no dia 24 de maio , no município de Nova Ipixuna, no sudeste paraense, será tema de um documentário que vai ser produzido por jornalistas ingleses, que desembarcam em Marabá na primeira quinzena de julho deste ano. O filme será rodado no Projeto de Assentamento Praialta Piranheira, área de atuação do casal de ambientalistas e também na cidade de Marabá. Os jornalistas pretendem contar toda a trajetória do casal de camponeses, desde as lutas travadas contra madeireiros da região, até o brutal assassinato ocorrido em maio.
O documentário pretende ainda colher relatos de familiares, agricultores e lideranças de movimentos sociais que acompanharam a história de José Claudio e Maria do Espírito Santo. O filme, que terá duração aproximada de uma hora, será dirigido pelo jornalista Tom Philips e contará com a supervisão do repórter Gabriel Elizondo, correspondente da TV Al Jazeera no Brasil.
Os ambientalistas eram casados há 23 anos e lideraram por vários anos a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta/Piranheira. Eles denunciavam desde 1997 a ação de madeireiros que destruíam a floresta naquela região.
As vítimas chegaram a denunciar a situação à Delegação de Conflitos Agrários e a outras autoridades. Mas, apesar disso, nunca conseguiram proteção policial. Maria do Espírito Santo também era membro do Conselho Nacional de Seringueiros e do Conselho Nacional de Populações Extrativistas e já havia denunciado as ameaças e os crimes ambientais a diversas entidades ligadas à proteção dos direitos humanos.
Passado mais de um mês da execução de José Claudio e Maria do Espírito Santo, a polícia do Pará não conseguiu prender nenhum suspeito e sequer apontar prováveis envolvidos no duplo assassinato. A única medida concreta, tomada pela Secretaria de Segurança Pública, foi a divulgação de um retrato falado de dois homens que teriam sido os executores do crime. As investigações tramitam agora sobre segredo de justiça e entidades ligadas a movimentos sociais cobram da justiça a punição dos assassinos do casal.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons