terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bancada do PT reúne com Jatene e debate empréstimo de R$ 2 bilhões

A bancada do Partido dos Trabalhadores foi convidada pelo governador Simão Jatene (PSDB-PA) para uma audiência na tarde da última quinta-feira, 11, ocasião em que o tema central do encontro foi a questão do empréstimo de R$ 2 bilhões que o governo estadual irá contrair junto ao Governo Federal, dentro do programa denominado Proinveste, da presidenta Dilma Rousseff, voltado principalmente para aquecer a economia e o desenvolvimento dos estados brasileiros. 

Na condição de bancada de oposição, o PT vinha questionando sistematicamente nos debates na Assembleia Legislativa do Estado, não a questão do empréstimo em sim, mas o direcionamento dos recursos, a maior parte para obras na Zona Metropolitana, algumas das quais sem grande relevância, ao passo que há muitas demandas de prioridades em outras regiões do Pará. 

Segundo a deputada estadual Bernadete ten Caten (PT-PA), que também participou da audiência, foi um encontro republicano entre o governador do PSDB e a bancada do PT que é uma parte da oposição. “Foi uma reunião de cavalheiros e cavalheiras, um encontro produtivo. O governador ouviu as críticas, justificou algumas delas e acatou outras. Nós estamos caminhando para a aprovação deste empréstimo que, certamente, demandará em obras e benefícios para a população do Estado do Pará como um todo”, informou a parlamentar. 

Projetos do Mandato Bote Fé 

Na oportunidade do encontro, Bernadete ten Caten aproveitou para encaminhar a Simão Jatene, algumas demandas de seu mandato de deputada, como por exemplo, a criação do Fundo Estadual de Economia Solidária, que virá seguir tudo o que está previsto na Lei número 7.309, que criou a Política de Economia Solidária. “Se não for criado esse Fundo, a Lei da Economia Solidária não vai passar de letra morta e este Fundo é importante para que de fato a gente possa acompanhar o desenvolvimento de grupos organizados de atividades econômicas, de forma a integrá-los no mercado e a tornar suas atividades auto-sustentáveis, por meio de programas, projetos, parcerias com a iniciativa privada, convênios e outras formas admitidas em lei”. 

A parlamentar reforça, ainda que nós “precisamos combater a enorme miséria e pobreza do Estado do Pará, onde mais da metade da população recebe menos de um salário mínimo. Precisamos trabalhar fortemente a inclusão social, a criação de oportunidades. A política da Economia Solidária, fortemente trabalhada pelo governo federal, a partir de Lula, é um caminho para a excelência”. 

Para a parlamentar, que discutiu a situação com o governador, esta é uma questão de suma importância e ela se diz satisfeita, porque o governador está solidário com a questão. Inclusive, disse, ela também já esteve conversando com o presidente da Assembleia, deputado Manoel Pioneiro, que concordou com ela que a Casa abra mão de uma parte dos recursos que recebe, para que essa verba também seja direcionada a esse Fundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons