sexta-feira, 4 de maio de 2012

Marabá: pauta da Câmara pode ser trancada por veto do prefeito

Em outubro de 2011, o prefeito de Marabá propôs o PCCR do magistério e, logo depois, o vetou. A CMB votará se derruba ou não o veto nesta terça-feira, dia 8.
As vereadoras Vanda Américo (PSD) e Júlia Rosa (PDT), duas das mais experientes vereadoras da Câmara Municipal de Marabá, discutiram em plenário durante a única sessão desta semana, realizada na última quarta-feira, 2.
Em pauta, estava a votação, em secreto, de um veto do prefeito em relação a um projeto que foi enviado pelo Executivo ao Legislativo como se fosse uma cópia de outro, ambos para beneficiar os servidores do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) em relação à equiparação salarial.
Júlia estava à Mesa Diretora, como primeira secretária, enquanto Vanda mantinha-se em seu local e foi chamada para depositar seu voto na urna. Antes, porém, ela começou a queixar-se contra a Mesa Diretora, afirmando que outro projeto de veto do prefeito Maurino em relação ao reajuste de 10% do salário aos cerca de 200 professores readaptados da Secretaria de Educação nunca fora apreciado pela Casa, por culpa dos membros da Mesa.
Nesse momento, Júlia Rosa defendeu-se e disse que a colega estava fazendo acusações genéricas, e que ela não tinha responsabilidade sobre o fato. Daí para frente, foram quase cinco minutos de bate-boca com direito a dedo em riste, até que outro vereador, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, interveio e lembrou que o referido veto, do final do ano passado, ainda poderia ser apreciado pelos 13 vereadores. Caso isso não acontecesse, a pauta poderia ser trancada.
Diante disso, e com parecer verbal favorável do procurador jurídico Valdinar Monteiro, ficou acertado que o veto do prefeito ao reajuste que ele mesmo havia concedido durante a aprovação do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do Magistério será apreciado na sessão da próxima terça-feira, dia 8.
Vanda e Toinha comemoraram e deverão tentar evitar que a votação seja secreta, para que todos saibam o posicionamento dos 13 vereadores. Todavia, elas acreditam que nenhum dos legisladores, mesmo os da base governista, vão votar em ano eleitoral contra um projeto para barrar reajuste de salário para servidores. É esperar para ver no que vai dar.

Por Ulisses Pompeu de Miranda – Marabá

Fonte: Blog do Zé Dudu

2 comentários:

Anônimo disse...

Não recebi respota sua Deputada referente ao apoio a proposta de lei que cria o piso salarial para os administradores. Minuta da Lei com o Dep. Raimundo Santos , favor verificar e apoiar.Botamos Fé na Senhora
Contato:valysson@bol.com.br

Bernadete ten Caten disse...

(via assessoria) Caro Alysson, a tramitação de projetos de lei na Alepa obedece uma ordem burocrática. Como titular da Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, a Deputada Bernadete deve ainda analisar o PL. Assim que o parecer estiver disponível, entramos em contato. Abraços.

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que verificado pela moderação do blog.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons